EU SOU BRASILEIRO!!!
 
 

               Ser brasileiro... Como está faltando amor por esse País maravilhoso! Como é triste ver brasileiros desdenhando do seu torrão natal e idolatrando outros países - principalmente os Estados Unidos - como se estes países fossem o paraíso prometido por Deus! São pessoas que não têm olhos, nem sensibilidade para poderem descobrir as maravilhas que têm diante de si! Como é difícil - disse Jesus - ser profeta em sua própria terra! Volto a dizer: como está faltando amar esse País maravilhoso que é o Brasil! Lembro-me que quando eu cursava o primário - velhos tempos! belos dias! - nas aulas de Educação Moral e Cívica, toda semana havia o hasteamento da Bandeira Nacional, enquanto cantávamos - com a mão direita no coração -  o Hino Nacional Brasileiro! A minha professora de Educação Moral e Cívica - saudosa e terna D. Norma -  não conseguia concluir a canção, pois a voz ficava embargada pela emoção e abundantes e sinceras lágrimas desenhavam a estrada do amor e da brasilidade em seu belo rosto. Desculpem... estou chorando! Deve ser a saudade...
               Saudade de um tempo em que se ensinava o mais belo dos sentimentos: o amor! Saudade das coisas puras... do amor gratuito... do orgulho de ser brasileiro! Saudade de exaltar-te, como nos bons tempos, por meio das mais belas cancões: "Eu te amo, meu Brasil, eu te amo! Meu coração é verde, amarelo, branco, azul-anil..."   Saudade de exaltar-te, como nos bons tempos, por meio dos mais belos poemas: "Ama com fé e orgulho, a terra em nasceste! Criança, não verás País como este!" O Brasil permanece o mesmo... continua maravilhoso! Os brasileiros - certamente - é que mudaram! Que pena, Brasil, que pena!
               E já que somente tem valor o que vem de fora... termino com a citação poética de um poeta luso - Fernando Pessoa: "Tudo vale a pena, se a alma não é pequena." Brasil, tu continuas "gigante, pela própria natureza!"    
               Pequena é a alma de muitos brasileiros... pequena demais para abraçar-te... Pequena demais para amar-te!
 

 
Alexandre Brito - 07/09/2012 -  08:19
!
 
 
 
Alexandre Brito
Enviado por Alexandre Brito em 07/09/2012
Código do texto: T3869612
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.