Homenagem ao índio

O homem, ser de uma inteligência inigualável, tem um comportamento exuberante diante do seu meio. Essa tal inteligência garante a aptidão para realizar diversas construções como casas, prédios e indústrias. E ainda foi mais além, munido pela sua sensibilidade humana também fez reservas ambientais, bosques e praças... tudo para alegrar a sua paisagem magnífica e lisonjeira.

É importante ressaltar que os locais construídos para lazer receberam nomes, mas não é um nome qualquer e sim nome de alguém importante, ou melhor, de alguém que lutou pelos direitos do povo...

Ah! Tudo isso de fato ocorre porque o homem acredita e faz homenagens para as pessoas que lutam pelos seus direitos... afinal ele reconhece um cidadão ativo na sociedade.

Veja hoje a Praça Ângelo Cretã, construída desde 14 de março de 1991, é uma área de três alqueires na região Norte de Londrina, praticamente um bosque coberto de matas nativas, no qual é visitada por várias pessoas que passeiam e se maravilham com tamanho e encantamento do lugar. Essa praça recebeu esse nome devido à homenagem ao cacique Kainkang Ângelo Cretã, da reserva Mangueirinha (no sudoeste do Paraná), que morreu em uma emboscada porque lutava pelos direitos de seu povo a terra, sendo um dos líderes das rebeliões indígenas de Rio das Cobras (PR) e todos da região tem conhecimento sobre essa história.

Ah! O índio é tão lembrando que todos deixam lembranças eternas na praça, às vezes, acredito que são presentes representando a solidariedade do povo. No entanto, penso também que comparam as lembranças com o índio e fazem isso para homenageá-lo confirmando a competência da cidadania tão praticada pelos homens. Dessa forma, esse local magnífico é uma atração turística com vários visitantes que valorizam o desenvolvimento da cultura e da cidadania.

E por fim meu caro leitor, a natureza retribui os presentes com uma paisagem inigualável como à inteligência do homem... e os dois caminham juntos “de mãos dadas” nesta praça, neste caminho, nesta vida, ... eternamente.