Paulistas e Paulistanos

Paulistas e Paulistanos

Jorge Linhaça

Meus conterrâneos paulistas e paulistanos parecem gostar de ser feitos de bobos.

No momento parece se acender uma luz no fim do túnel, levando-se em conta os altos índices de rejeição atribuídos a José Serra.

Encurralado no seu corner eleitoral, Serra começa a mostrar a verdadeira face atirando para todos os lados, com o mesmo sorriso falso que tem sido sua marca registrada nas últimas campanhas.

Para justificar o abandono do cargo de prefeito da cidade, apesar de compromisso registrado em cartório, Serra alega que agiu heroicamente, convocado pelas bases, para evitar que o Governo de São Paulo “caísse nas mãos do PT”. Esse foi o discurso de Serra que vi durante as chamadas de seu partido.

Analisemos ,pois, o seu discurso e vejamos o que ele significa de fato:

1- Serra assume o seu egocentrismo, fazendo crer aos outros que ele e apenas ele ( e na falta dele seu escudeiro Alckminn ) é capaz de gerir a cidade ou o estado de São Paulo. Em assim sendo, indiretamente assume que não existe mais ninguém qualificado no PSDB paulista para concorrer aos cargos majoritários.

2- Ao dizer quer o fez para impedir que o PT governasse o estado, dá-nos a oportunidade de imaginar quantos esqueletos estarão escondidos nos armários do Palácio dos Bandeirantes. São mais de duas décadas de PSDB...isso mesmo, mais de 20 anos de promessas repetidas e pouca coisa produzida. O que Serra teme tanto?

3- Agarrar-se com unhas e dentes ao poder no estado de São Paulo parece ser a única maneira de Serra e Alckminn sobreviverem politicamente. Ao menos até que alguém levante o tapete do Palácio dos Bandeirantes e coloque a sujeira á vista.

O que parece muito estranho é que o “poderoso” PSDB não acene com nenhum outro nome senão o dos dois irmãos xipófagos para concorrer a eleições mais importantes. Será que o tucanato se restringe a esses dois senhores? Não haverá gente tão ou mais competente nas fileiras do partido? Ou será que a ditadura imposta dentro do PSDB não permite que outros nomes sejam propostos?

Serra está longe de aprender com seus fracassos, sua teimosia em considerar-se um deus cegou-o de tal forma que, mesmo a acachapante derrota para a desconhecida Dilma não serviu para que revisse seus conceitos.

Ilude-se quem acreditar que Serra cumprirá seu mandato diante da prefeitura, pelrnadoro eterno acordo com o Geraldinho, nas próximas eleições presidenciais, há de ser este último a tentar a sorte, abrindo vacância para a eleição de governador, quando então o heroico Serra há de abandonar o seu posto para cobrir a retaguarda de seu “amigo”.

Aécio Neves seria uma opção nas próximas eleições, mas é manipulado pelo partido deve novamente contentar-se em ser cabo-eleitoral e tentar manter-se Senador.

Preparam-se paulistanos, para mais um festival de acusações contra os demais candidatos opositores a Serra. A internet há de infestar-se de e-mails falsos como nas últimas eleições.

A turma do Serra vai tentar denegrir a imagem de qualquer candidato que lhe faça frente, não imposta quão mentirosas sejam as alegações. Ele, na TV aparecerá sempre como bom moço, mas, nos bastidores, seus cabos eleitorais disseminarão coisas do “arco-da-velha”.

Serra já provou e comprovou diversas vezes que sua palavra não vale nada, nem mesmo sua assinatura em cartório. Quem votar nele o fará ciente de que terá d e engolir mais uma vez, seu vice pela goela abaixo.

Afinal quem já abandonou a prefeitura e o governo do estado para concorrer a outros cargos, merece a sua confiança? A minha por certo que não.

Se Serra tem tanto medo do PT a ponto de usá-lo como desculpa para sua sede de poder, algo muito errado deve estar escondido nas gavetas bandeirantes.

Não me importa quem suceda o PSDB, desde que não seja o falido DEM, o que importa é que o poder mude de mãos, afinal, os paulistas que lutaram contra a ditadura de Vargas, mais do que ninguém deveriam compreender que a alternância de poder é saudável e necessária.

Até os clubes de futebol paulistas já perceberam isso. ( menos o Juvenal)

É preciso sangue novo, ideias novas, novas prioridades, atender as regiões esquecidas, não fazer metrô de rico x metrô de pobre como infelizmente acontece em Sampa.

As composições e estações da Zona Leste são sucata se comparadas às da Linha Paulista e a que vai pro Butantã... Por quê? Será que temos categorias diferentes de cidadania em nossa cidade? Será porque na Zona leste temos mais nordestinos e descendentes? Será porque historicamente Serra e seu escudeiro sofrem derrotas acachapantes no nordeste?

É bom lembrar que a turma do Serra, após sua última derrota, disse que os nordestinos são mortos de fome e por isso não votaram nele. Alguns chegaram a conclamar pela expulsão dos nordestinos de São Paulo.

Como Sampa tem uma população nordestina bastante numerosa, creio que seja a hora de responder nas urnas a esse senhor e seus cãezinhos amestrados.

9 de setembro de 2012