Aula de geometria no Mc'Donalds

Ele quer um sanduiche.

Não um sanduiche qualquer, mas um sanduba do Mc's. Palavras suas.

O pai atravessa a cidade quase toda pra ir ao Mc's, afinal é só aquele que tem os sandubas gostosos.

Aos três anos, o apetite de Maurício é estimulado pelos brinquedos que vêm com certos sanduíches; receita infalível do marketing da citada empresa pra ganhar as crianças e tirar dos pais qualquer hipótese de opção na escolha de lanches e passeios de fim-de-semana.

E assim a cada fim-de-semana, sempre quando é instado a escolher um passeio, como parque, praia, circo, ele invariavelmente escolhe o sanduba do Mc's e o pai atravessa a cidade pra satisfazer essa fome específica que tem nome e formato de carrinhos, bonecos, etc.

O pai, um dia, cansado e querendo evitar aquela quase viagem sugere.

Porque a gente não faz um sanduba aqui mesmo?

Ah, pai, eu quero o sanduba...

Vamos lá no shopping (perto de casa) ver uns brinquedos depois do sanduba que eu vou te fazer.

Ah, tá... - garoto esperto, aceitou a negociação e junto com o pai vão pra cozinha preparar o sanduiche caseiro.

O pai, aliviado por ter visto sua artimanha funcionar, pega na geladeira os ingredientes e animado se propõe a começar. Imediatamente o menino reage.

Não pai, assim tá errado.

Ele não entende já que sobre a mesa estão pão, carne de hamburger, queijo, presunto, alface e o grill já está ligado. O que estaria errado? Automaticamente ele pára e pergunta.

O que está errado, Maurício, estou fazendo o mesmo sanduiche do Mc's.

Ele com a expressão séria e resignada de quem está ensinando um bobo que nada sabe, responde.

Pai, o sanduba certo é pão de círculo, carne de círculo, presunto de quadrado e queijo de triângulo.

O pai de boca aberta é obrigado a capitular, reconhecendo entretanto que a escolinha maternal tão cara, afinal está valendo a pena. Figuras geométricas o garoto já conhece.