Caminhos e caminhadas

Dizem que não é fácil, que às vezes é complicado, que temos muitas dúvidas a respeito, mas tenho certeza, que iniciar uma caminhada, é sim, muito difícil.

Quantas vezes acordamos, num dia nublado, o tempo fechado, parecendo que vai chover, levantamos, e vamos até a janela, pensamos umas mil vezes, tomamos coragem, e saímos

Porém, a caminhada nunca começa fácil, largar as cobertas quentes na cama, a proteção do quarto, a segurança da casa, não é fácil pra ninguém.

Saímos mesmo assim, desorientados, cambaleando, como no momento em que aprendemos a caminhar. Cada passo, é muito difícil, deixamos nossa zona de conforto, parece que carregamos um peso em nossas costas, amarras que não nos deixam prosseguir, como se tivéssemos acorrentados, correntes pesadas, que nos fazem pensar, se realmente, cada passo daquele vale apena.

O nosso caminho, é desconhecido, não enxergamos muito longe, pois ainda, não conseguimos nos erguer completamente, e nossos primeiros passos, nessa nossa nova caminhada, são sim, no escuro. Não temos por onde nos orientar, não existe um mapa com esse caminho novo, sem informações, nem direções certas para seguirmos.

E mais uma vez, repensamos nossa caminhada, realmente vale apena? Quem nos garante? Nos vimos sem garantias alguma, apenas nossa intuição, e o que o nosso coração manda, tenta nos mostrar.

Porém, cada passo dessa caminhada, nos distancia um pouco do nosso ponto de partida, passamos por encruzilhadas, dobramos esquinas, atravessamos pontes, nos deparamos com penhascos. Buracos pelo caminho, encontramos, e muitos.

Com esse distanciamento, conseguimos já enxergar um pouco mais a frente, superando estes obstáculos, o nosso céu, antes nublado, pra chuva, começa aos poucos se abrir, aparecendo, bem timidamente, os primeiros resquícios de luz, raios de sol.

E aquele caminho, antes tão difícil, quase intransponível, e aquelas nossas amarras, correntes que nos puxavam para trás, aos poucos tomam outra cara. O caminho, com os primeiros raios de sol, começa a se mostrar para nós, já damos passos mais firmes, conseguimos enxergar um pouco mais além. As amarras, na verdade não eram assim feitas das cordas mais fortes, nem as correntes do mais puro aço, e com o andar, cada passo a diante, foram, se mostrando mais frágeis, fazendo com que nossa caminhada aos poucos fosse se tornando mais agradável.

E com as nuvens no céu, correndo longe, o sol toma conta do nosso caminho, com ele mais claro, olhamos pro lado, e vemos, que na verdade, nunca estivemos percorrendo esse caminho sozinhos.

Essa nossa caminhada, que antes era tão difícil, solitária, cheia de duvidas, preocupações, sem direção, começa a tomar outro rumo. Aquela cara amarrada, olhando na janela pela manhã, o tempo fechado, nublado, agora ilumina-se com um sorriso, que se mistura com os raios de sol, querendo competir com eles.

E você vai ver, que caminhar, acompanhada, não com alguém atrás de você, ou na sua frente, mas sim ao seu lado, torna as dificuldades do caminho, mais fáceis de serem superadas, as dúvidas, de serem sanadas, o medo do desconhecido, já não nos impressiona tanto mais.

Essa, antes tua, minha, agora nossa caminhada, segue, com passos largos e firmes, rumo sim, ainda, a algo desconhecido, sem mapas, nem direções certas como antes, porém com o caminho mais claro, sem tantos buracos, onde você pode dividir seus medos e angustias, alegrias e felicidades, choros e sorrisos, pois vai ter alguém ao seu lado, segurando sua mão.