as palavras nas bençãos de meus pais

As palavras.

Vocês já pararam para pensar: “e o verbo se fez carne”.O verbo que se fez carne é a palavra, e como ela a palavra é importante!

E, em todos os tempos sempre houve mudanças, tanto que havia os conflitos de uma geração para a outra e considerados naturais. Após a Revolução Industrial estas mudanças foram muito maiores. As cidades apareceram, cresceram e foram trazendo mudanças que confundiam os comportamentos de filhos em relação aos pais e estes com maiores dificuldades de adaptação e aceitação dos valores. Mas as transformações advindas a partir da década de 1950 foram muito mais significativas, ou seja, as mudanças de valores foram e são tão intensas que ficaram muito difícil às adaptações e não só de gerações, mas também de idades diferentes. Nos dias atuais nem se sabe mais onde anda pais e onde anda mães, parece até que muitos sumiram e família tenha virado nome de dicionário...

Quando eu menino; todos os dias ao acordar e levantar-me da cama a primeira coisa que fazia antes de qualquer outra. Pedir a benção aos pais, meu pai já viajou para além do horizonte e até hoje quando encontro a minha mãe e aos tios que aqui permanecem vou e peço a benção. Certa vez perguntei ao meu pai.

Por que pedir a benção? Ele respondeu-me. -Para Deus te abençoar.

E como as palavras nos marca e fica encravada. As palavras tanto podem nos acalentar e nos acariciar como balsamo como também podem nos ferir como espinhos deixando cicatrizes que muitas das vezes nãose curam. Estava a lembrar de meu pai algumas das vezes agia com rudeza quando o filho não seguia as suas recomendações, mas lembro de também que quando destilava as palavras mesmo as mais rudes tinham sempre algumas gotas de sabedoria, e muitas das vezes as palavras era só sabedoria. Certa vê disse-me ele: procure sempre as boas amizades elas nos fortalecem e engrandecem. –Deixe as más companhias, não a procure e se liberte delas. E também outro fato: Quando os dias se fazia chover atrapalhando as suas tarefas diárias do ganha pão, dizia: A chuva veio não para me atrapalhar, mas para alegrar a muitos que estão desesperados com a falta dela e por isso não posso me apoquentar, porque sei que somos holisticamente dependentes de tudo que a natureza nos reserva e aponta, porque a água da chuva é necessária para equilibrar o planeta e os que esperam a terra molhada são muitos e muitos são além dos agricultores, são também as sementes que nos alimentam depois de deixar semear com a chuva que vem e o todo é mais necessário que o individual ETA que lembrar coisas boas e belas faz umedecer estes meus olhos que eu olho tanto para alem do meu infinito são palavras que me acompanham em todas as sendas que passo com meus passos, passados, presente e futuro.

Abençoados sejam aqueles que contemplam e vivem na destreza do ser a caminho do que somos para partilhar aquilo que sabemos. Precisamos urgente de pessoas generosas, e que tenham compreensão dos seus semelhantes. Acho que Deus me abençoou!