Qual a sua vocação?

A vocação é hoje em dia mais embaçada pela sociedade do que antigamente, porque o mundo atual é mais materialista, tecnológico e, por assim dizer “racional”. É tendência bastante em voga que se enlaçar numa religião não passa de uma fuga da realidade e, ao mesmo tempo um retrocesso já que nos dias que o mundo era mais religioso a vida nem por isso era mais fácil e sempre esperava-se um milagre, uma bênção que lograsse uma existência melhor.

E se por um lado, o mundo mitológico não foi bem-sucedido em sanar as dificuldades cotidianas, vê-se também que o globo primordialmente científico não pode ser adorado como um deus material que por onde passa gera benefícios às nações. Em suma, busca-se na ciência o que se considera não ser da esfera religiosa... E os grandes sacerdotes, verdadeiros magos de nossa era são os especuladores financeiros, as Todo-Poderosas Multinacionais que professam vida longa ao deus-capital.

Mais uma vez falemos de vocação: é semeado ao sabor popular que uma empresa pode fazer o máximo para o bem-estar das massas quanto um deus poderia-e quem sabe se foi Ele ou não que nos deu inteligência para isso?-, e por que só de uns poucos séculos para cá?

E nesse mundo que é uma caixa de surpresas, uns são curados pela fé através de suas súplicas e orações, enquanto outros preferem a fria lãmina do bisturi e ondas eletromagnéticas de aparelhos de exame sofisticados...

E se a bênção é fruto de uma fé inabalável, talvez seja o método de recebê-la que causa tanta polêmica; a crença ancestral também é um conhecimento profundo que se adapta conforme a interpretação de quem lhe estude... O fato é que tanto a ciência quanto a fé precisam de análise que lhes possa garantir eficácia e gerar uma comunhão sem macular a liberdade, a saúde, o respeito e tudo que nos torne mais capazes e construtivos.

Adoxus

Adoxus
Enviado por Adoxus em 13/09/2012
Reeditado em 26/11/2015
Código do texto: T3879651
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.