"UM TIRO NO PRÓPRIO PÉ!"

TERÇA-FEIRA, 20 DE SETEMBRO DE 2011

"UM TIRO NO PRÓPRIO PÉ!"

Existe uma afirmação que atribuíram ao General De Gaulle, onde ele teria afirmado que o Brasil não era um país sério. Só que essa frase foi proferida por um embaixador brasileiro, falecido há poucos anos atrás, e este fato já foi comentado num artigo nesse mesmo espaço, anteriormente.

Hoje a imprensa noticia que o governo resolveu transformar em feriados, todos os dias de jogos na Copa do Mundo em 2014.

Agora, imaginem, se uma coisa dessa pode ser considerada normal? Um país como o nosso, com uma população enorme, não tem nenhuma condição a esse luxo. Precisamos ter a população ocupada, sempre. É através do trabalho que um país se desenvolve. Temos vários exemplos no mundo onde isso se configura. Podemos citar dois países que possuem ótima condição econômica nos dias de hoje, somente porque aplicaram-se ao trabalho, de uma forma firme e produtiva, proporcionando aos seus povos uma condição de vida excelente em todos os sentidos, no aspecto da cidadania: A Alemanha e o Japão.

Mas aqui no Brasil, todos sabemos que as nossas dificuldades são muitas, havendo uma desigualdade muito grande em nossa população, fato que parece passar despercebido por todos.

Temos grandes deficiências em saúde, transporte, segurança, educação, sem que as autoridades se preocupem em melhorá-las . Mas também sabemos que a população parece que já se acostumou com tais dificuldades e fica indiferente a tudo isso, vivendo de forma sofrível nos aspectos mais importantes do que chamamos de cidadania. E tais problemas sociais, trazem a reboque um item importante: a violência.

Tenho para mim que se a população brasileira pudesse consumir tudo aquilo que precisa e deseja, de forma justa e equilibrada, faltaria trabalhadores no país para produzir todos os bens necessários à cobertura desse pretenso consumo interno. Teríamos que importar trabalhadores de outras nações para que pudéssemos atingir o grau da necessidade da geração total dessa produção.

Mas, como os políticos do nosso país não estão cientes das nossas dificuldades, omitem-se de produzir situações para que o povo alcance todas as condições de vida que existe no outro lado do hemisfério, o tão falado primeiro mundo.

Penso que o povo ainda não caiu na real, percebendo tudo aquilo que precisa perceber, que é sua própria condição de povo subdesenvolvido, ainda. E não é fugindo ao trabalho que conseguiremos alcançar tal condição, muito pelo contrário. Pode-se medir a ignorância do nosso povo pelo simples fato de, ao surgir um feriado no meio de semana, uma grande parte, mesmo não tendo condições econômicas para tanto, enforca os dias subsequentes a este, ficando no bem bom o resto da semana, só voltando a trabalhar na segunda feira subsequente. É disso que o povo gosta!

Para fechar essas considerações, cito, ainda, que havendo feriado nos dias de jogos da Copa, como é que os turistas que aqui estiverem, irão consumir produtos e serviços, deixando, aqui, o dinheiro que trouxeram para gastá-lo?

Citando uma frase muito conhecida de todos: "Isso só pode ser um tiro no próprio pé!".

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 14/09/2012
Código do texto: T3881080
Classificação de conteúdo: seguro