A querida dos deuses

Ela sobe calmamente a montanha.

As encostas vão se tornando abruptas á medida que ela sobe e a aldeia lá embaixo já é um amontoado de casinhas desprezível, embora as construções sagradas e os órgãos da administração pública com suas dimensões portentosas, ainda seja admiráveis, mesmo daquele ponto em que ela se encontra.

Olha pra trás, pára numa grande pedra e seu pé, inadvertidamente faz rolar uns pedregulhos que descem correndo a colina e caem num abismo produzindo um som cavo.

Tudo é silencio e só os grandes condores que fazem suas moradas nos altos, desafiam aquela imensidão majestosa e frio.

Ela se enrola mais na manta e estremece, um pouco de frio e um pouco de medo do que poderia acontecer se ela escorregasse como aquelas pedras. Pensamento louco. Balança a cabeça pra espantar essa idéia e renova as forças procurando ispirar profundamente aquele ar rarefeito que lhe fere as narinas. Tira ciscos imaginarios da saia e alisa os longos e negros cabelos trançados, pensando no que a aguarda.

Uma honra; é requerida pelos deuses e sabe que isso é necessário. Não há dúvidas ou medos, apenas cismas sobre o privilégio de ter sido escolhida.

O pai, chamado pelo sacerdote, veio lhe comunicar e desde então, ela é tratada com deferêcnia por todos, afinal o deus a quer e ela sobe pra isso.

O caminho natural na vida de toda jovem seria o casamneto e muitos filhos, algo comum. Pra ela foi reservado o incomum, o especial. Ela foi agraciada. Não tem detalhes de como isso se fará, mas sabe que seus pais, ao fornecer a donzela pra viver na morada dos deuses, têm desde então regalias, e isenção de impostos, além de ela mesma ter sido tratada com honras por todos, incluisve seu pai.

Sua blusa de linho grosso ricamente bordada, a saia de lã cardada e tingida profusamente, a manta de pelo de lhama, as contas de seu colar, a tiara de prata com estrela que adorna sua testa, seu calçado de tiras tingidas, atestam o valor e beleza daquilo que lhe foi reservado.

Há meses ela só come legumes crus, sementes tostadas e uma bebida que seu pai lhe dá á cada noite e que, no sono, a leva ao mundo maravilhoso no qual ela entrará agora. Está magra. Nesta última semana a bebida foi-lhe dada pela manhã, e a deixa com a sensação de estar flutuando, além das perceber um brilho maior nas cores. Desde ontem, ela não come e a bebida, deixou-a flutuando numa sensação irreal , onde até o som parece-lhe muito distante.

Ela chega ao cume e a grande cerimônia está pronta.

Eles a esperam.

Os sacerdotes, regiamente ataviados, a mesa decorada, e os músicos com os instrumentos sagrados; e ela sabe que é maior até do que os sacerdotes. Ali, naquele momento, eles só são encarregados de levá-la ao deus que a requereu.

Uma sacerdotiza a despe e entrega um grande copo de ouro, cheio de um líquido cheiroso. Bebe e veste uma túnica diáfana que parece feita de nuvens. A túnica presa ao seu corpo por um cinto preparado com as orações e simbolos mágicos é coberto de novo por suas vestes, faltando somente a manta. A estrela na testa brilha muito.

Ela deita-se e adormece ao som dos tambores e chocalhos.

500 anos depois.

Um grupo de cientistas faz escavações na encosta de uma cadeia de montanhas, lutando contra o ar rarefeito, o frio cortante e parando a intervalos regulares pra descansar. Ninguém aguenta exercícios excessivos e só repouso e certas drogas permitem a eles trabalharem ali.

Em um poço largo e raso, no centro de uma das maiores ruinas, encontram uma jovem sentada. Permanece intacta, mumificada, em virtude da secura e frio absolutos daquele lugar. Suas roupas, sandalias e estrela de prata chamam a atenção. É um achado precioso.

Sabem que descobriram uma vítima da religião que sacrificava jovens em troca de chuva pras colheitas.

Olham pra ela, com respeito, diante da dignidade daquela vida entregue, daquela morte terrível e de saber como aquilo acontecia. Aquele corpo só ratifica os dados que têm catalogado há muito tempo.

Viram-se pra sair, não sem antes cumprimentá-lam respeito á dignidade do ser humano ali..

Ela foi a querida do deus.

Baseado em algo que assisti a poucos dias no Discovery channel e me impressionou muito