"A INVEJA É UMA MERDA" (Desculpem o termo)

TERÇA-FEIRA, 27 DE SETEMBRO DE 2011

"A INVEJA É UMA MERDA!" (Desculpem o termo)

Um dia desses recebi uma mensagem de um contato da internet, onde o título era: "A Inveja é uma merda!". E tenho que perdir-lhes desculpas pelo baixo nível dessa expressão. Mas todos sabemos que ela é muito conhecida no nosso cotidiano.

E o que é que uma expressão como essa quer nos dizer? Por certo, possui muitas leituras em seu conteúdo. E cada um de nós a lerá de acordo com as conveniências (ou seria inconveniências?) que quiserem.

De minha parte, entendo que um sentimento desse, tem muito a ver com a limitação de quem o expressa (ou sente). Pode-se, também, atribuir-se à inércia, à falta de capacidade laboral, ou seja: à muitas propriedades.

Mas vejo certa circunstância positiva nesse tipo de coisa. Por exemplo: uma pessoa que almeja alcançar o mesmo patamar que uma outra alcançou. Desde que use métodos limpos. sem prejudicar outrem, acho isso uma coisa muito natural. Já uma pessoa querer possuir aquilo que um outro possui. Acho normal, também. Desde que proceda dentro do aceitável. E respeite o seu próximo, sempre.

No entanto, dentro desse sentimento, a inveja, observamos condutas altamente condenáveis. Verdadeiros jogos sujos. Aí, sim, é inadmissível.

É bem verdade que nesta vida, não vemos as pessoas possuírem as mesmas chances que o outro possui. Uma circunstância muito comum é ver alguém oriundo de família rica, por exemplo, ter todas as facilidades em viver e alcançar sucesso, em condições mais fáceis do que aquele que tem origem numa família pobre. Mas isso também é uma complexidade.

Nem todo mundo que se origina nesse primeiro caso, se torna um vencedor. Até muito pelo contrário. De outra forma, em menor caso, é claro, observamos pessoas oriundas de situações limitadas e até sofríveis, alcançarem níveis de vida extraordinários, contrariando essa lógica circunstancial. O maior exemplo disso é o sr. Lula da Silva, que oriundo do nordeste, semiletrado, alcançou o maior cargo político deste país.

Quantas pessoas que alcançam o tão sonhado diploma universitário, estão em condições desfavoráveis àqueles que não o possuem?. E muita gente é incapaz de entender tal fato. Principalmente num país como o nosso, que eu costumo classificar de subdesenvolvido, onde uma grande parte de pessoas valorosas estão por aí, subestimadas por outros que não lhes chegam perto em termos de potencial laboral, ou até mesmo intelectual. Vá se explicar uma aberração dessas! Cansei de ouvir pessoas falando mal do sr. Lula. Admirando-se como uma pessoa como ele poderia chegar a presidente do país. Via nisso o que é assunto deste artigo: INVEJA.

Então, meus caros, tratem de se desenvolver pessoalmente, profissionalmente, intelectualmente e espiritualmente, para nunca sentir inveja de ninguém.

Ainda dá tempo!

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 17/09/2012
Reeditado em 11/07/2014
Código do texto: T3885779
Classificação de conteúdo: seguro