BANDIDAGEM

A essência da criminalidade é a falta de educação e falta de direitos. A punição só serve pra dar uma resposta à sociedade.

Ora, a punição não deve necessariamente ser severa para, assim, se acabar com a criminalidade e a marginalidade. A punição deve ser necessária e essencial, não estrita e sempre severa. Até porque não vai adiantar nada matar, condenar perpetuamente ou torturar todo criminoso, se não temos uma família que eduque, uma escola que ensine, uma lei firme e um judiciário que puna adequadamente.

A essência do crime está na base e no alicerce social. Só se acaba a criminalidade, se acabando com a marginalidade - tirando uma porrada de gente das margens da sociedade com inclusão na vida social, educacional e trabalhista.

Será muito difícil, senão impossível, cobrar postura de um moleque que tem a família desgraçada vivendo em confusão, nunca teve escola, não tem emprego e vive discriminado. É DIFÍCIL. E como é.

Esses são apenas alguns fortes fatores sociais da delinquência.

Vai lá, pegue bombas e exploda os presídios. Você pensa que isso acabaria com a criminalidade? Sério? Sério que você pensa? É ingenuidade, pois no outro dia já teria mais assaltos, tráficos e sequestros do mesmo jeito. De modo que o criminoso não teme punição quando tem como fonte de renda e estilo de vida o crime.

Muita gente é criminosa por culpa de um instinto ruim, porque como pessoa não presta mesmo. Mas a maioria dos criminosos de uma sociedade esquecida é feita de gente que nunca teve direitos, nem respeito como gente. Nunca teve pai e mãe presentes, nem professores, nem empregos, nem sequer tiveram oportunidades.

Não estamos justificando o crime, nem apoiando criminosos. Apenas estamos mostrando que a culpa da criminalidade é da omissão social, familiar, educacional, obreira e política.

É fato: as sociedades criam seus próprios criminosos.

Veja os Estados Unidos... Lá, em muitos Estados, todo ano uma reca de criminosos é condenada a pena de morte, mas nem por isso se diminui a onda de tráfico, chacinas, sequestros, assaltos e seriais killer’s.

A raiz da criminalidade está mais nos palácios, câmaras, senado e tribunais; não nas favelas e presídios. Até porque estes são apenas os abrigos aonde vão parar os excluídos. E sendo marginais têm mais propensão de serem criminosos.

Enquanto isso, criminosos engravatados têm pose, respeito e ainda pedem o voto do povo que, por paixão, vota e ainda puxa o saco desse bando de crápulas.