Não é você, sou eu.

- Não é você, sou eu. Quem nunca ouviu essa expressão no momento derradeiro de um relacionamento. Eu já ouvi muito, até mais do que os Eu-te-amos que a vida nos reserva. Independentemente do tempo que demora pra chegar, o susto e o nojo de ouvir mais uma vez aquele clichê são os mesmos. Vêm como uma flecha, que parte o coração e espalha vagarosamente o veneno gelado da dor. Um eco que não diz nada, afinal: O que é Você e não eu?

A pessoa certa?

O problema?

Quem merece sofrer?

Eu rezo depois de um - A gente precisa conversar, que venha logo - Eu não te amo mais! Acabou! É muito mais suave, se posso assim dizer, do que vir com uma voz mole, meio sem jeito, acompanhada de lágrimas de sofrimento - ou seria felicidade? - falando: - Você é uma pessoa maravilhosa! Eu é que não te mereço.

Como assim?! Sou uma pessoa maravilhosa e você não me quer ao seu lado?! Mas, todo mundo não quer uma pessoa maravilhosa ao lado? Eu quero! Nessas situações penso que ou o conceito de maravilhoso de alguns é bem diferente do meu, ou existem muitos masoquistas em busca de alguém que lhes faça sofrer, pessoas cruéis, que lhes encham a vida de amargura; como todo bom cristão, quer ser pregado na cruz. Tudo se confirma com - não te mereço. Ninguém merece é ouvir isso!

Sempre em busca da pessoa perfeita, mas prontos para deletá-la, quando seu prazo de validade de perfeição der sinais de vencimento, rodeiam a situação com desculpas como - Ela não dá bola pra mim, Ele me sufoca, Não é mais a mesma coisa. Essas desculpas fazem entrar em andamento o processo, nada indolor, ao contrário, o mais dolorido possível, de assassinato do relacionamento. Tudo deve ser demorado e lento. Torturante. Deve iniciar com - Estou precisando de um tempo pra mim, ou - Acho melhor pararmos por aqui antes que alguém se machuque, culminando em -Devemos conhecer outras pessoas, Você merece outra pessoa! Ou o insuperável - conheci alguém, mesmo que esse alguém não exista.

É uma falta de coragem de falar que ela não transa mais bem, que já enjoou, que tá ficando caidinha e tem muita coisa boa dando mole por aí. Ou que ele tá barrigudo, não faz gostoso igual antes. O jeito é entrar nesse trabalho de criação de argumentos subjetivos, porém, indiscutíveis, afinal como podemos resolver um problema que não existe e querer concorrer com o alguém imaginário, ou debater o argumento de que eu mesmo determinei não te merecer, você, a pessoa maravilhosa que é? Tão complexo!

Esse momento, o começo do fim, chega a abrir os olhos das pessoas para realidades alternativas, é como experiências de quase-morte. As pessoas ficam mais cheias de espiritualidade, vêem o destino como uma coisa poderosa e o fato de que tudo acabou como algo que pode ser relativo -Se for pra ser seu, será diz o amigo, - Se for pra vocês ficarem juntos, nada poderá impedir! diz a mãe, ignorando totalmente o fato de que já tem algo impedindo. E pode vir também do algoz, o que eu acho execrável, por um - Se nossos destinos se cruzarem lá na frente, eu ficarei muito feliz. Pra que então está separando? Por que seríamos felizes juntos somente no futuro? Isso tá mais pra - A gente, juntos? Talvez, se eu não tiver mais nenhuma opção...

E tudo isso pode piorar. Eu digo que sim e sei que quem já passou pelo fadado momento de ouvir essas frases concorda, pois existe uma que supera todas, é como a cereja no centro do bolo, ou o pingo no i. A bendita - A amizade continua a mesma. Continua! Claro, no mundo paralelo onde o problema não sou eu, é você, e onde as pessoas maravilhosas não são tão maravilhosas assim. Eu me emputeço! A amizade já acabou há muito! Foi junto com aquele falso amor e paixão. Você nunca mais vai olhar pra aquela pessoa da mesma forma. Afinal, já sabe como é ela nua, quando acorda, e mais, quando sente prazer.

E pros marinheiros de primeira viagem que acham que aí eu paro e começo a chorar, sinto, tem mais. Acho que, talvez, num ritual de auto-punição pela perda de mais um amor da minha vida, continuo com - Aonde foi que eu errei? Enterro-me ainda mais no - Provavelmente nunca me amou, sentenciando-me ao - Nunca mais serei amado e me iludindo com - Nunca mais vou me apaixonar!!!

Claudio Brites
Enviado por Claudio Brites em 21/02/2007
Código do texto: T388915