São do regime militar, caros leitores

No início deste mês escrevi uma crônica alusiva às comemorações da Independência do Brasil, intitulada SEMANA DA PÁTRIA: APATIAS... APÁTRIDAS..., a qual, por considerá-la meio extensa, resolvi publicar em duas partes, consoante pode ser verificado em http://www.aurismarmonteiro.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=3869403http://www.aurismarmonteiro.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=3869416 .

Durante esta semana recebi e-mails de alguns leitores e, hoje, mais alguns, pessoalmente, me indagaram a razão de ter publicado as expressões “eu te amo, meu Brasil, eu te amo” e este não é um “país que vai pra frente” entre aspas, conforme ora transcrito.

Pois bem.

Sucintamente, tanto quanto aqui escrevo, respondi-lhes que tais expressões foram escritas entre aspas por se referirem a transcrições de músicas ufanistas do extinto regime militar, mais precisamente em meados dos anos 70. Registre-se que, juntamente com essas canções, havia diversos lemas e frases que eram produzidas e – obviamente – propagadas como meios de incentivar a população à respectiva exaltação. Via-se por toda parte do País inúmeras frases de efeito, digamos assim. Lembro-me de que frases como “Brasil: Ame-o ou deixe-o!”; "Brasil:AME-O."; e "Quem não vive para servir ao Brasil, não serve para viver no Brasil.", eram comumente usadas por adultos e crianças, ostentadas em objetos, paredes e muros de casas, nas janelas de automóveis, etc., além de que, a todo instante eram exibidas na televisão.

Assim, intentando esclarecer melhor os leitores interessados e, de igual modo, informar a quem possa não saber ou não se recordar, e que igualmente esteja interessado, quanto às expressões utilizadas na minha crônica, e que foram objeto das aludidas indagações, referi-me às músicas "Eu Te Amo, Meu Brasil" e "Este É Um País Que Vai Pra Frente". Só para dizer por dizer: a primeira música é de autoria da dupla DOM & RAVEL, porém ficou mais conhecida sendo interpretada pelo conjunto musical OS INCRÍVEIS, que também gravou a segunda. Anote-se que na época não se empregava o termo banda, mas sim, conjunto.
Por fim e a título de curiosidade, seguem abaixo as respectivas letras:

Eu Te Amo, Meu Brasil

As praias do Brasil ensolaradas,
O chão onde o país se elevou,
A mão de Deus abençoou,
Mulher que nasce aqui tem muito mais amor.
O céu do meu Brasil tem mais estrelas.
O sol do meu país, mais esplendor.
A mão de Deus abençoou,
Em terras brasileiras vou plantar amor.
Eu te amo, meu Brasil, eu te amo!
Meu coração é verde, amarelo, branco, azul anil.
Eu te amo, meu Brasil, eu te amo!
Ninguém segura a juventude do Brasil.
As tardes do Brasil são mais douradas.
Mulatas brotam cheias de calor.
A mão de Deus abençoou,
Eu vou ficar aqui, porque existe amor.
No carnaval, os gringos querem vê-las,
No colossal desfile multicor.
A mão de Deus abençoou,
Em terras brasileiras vou plantar amor.
Adoro meu Brasil de madrugada,
Nas horas que estou com meu amor.
A mão de Deus abençoou,
A minha amada vai comigo aonde eu for.
As noites do Brasil tem mais beleza.
A hora chora de tristeza e dor,
Porque a natureza sopra
E ela vai-se embora, enquanto eu planto amor.
Este É Um País Que Vai Pra Frente
Este é um país que vai pra frente
Rô Rô Rô Rô Rô
De uma gente amiga e tão contente
Rô Rô Rô Rô Rô
Este é um país que vai pra frente
De um povo unido, de grande valor
É um país que canta, trabalha e se agiganta
É o Brasil de nosso amor!
                                                                       
AURISMAR MAZINHO MONTEIRO
Enviado por AURISMAR MAZINHO MONTEIRO em 20/09/2012
Reeditado em 23/08/2021
Código do texto: T3892274
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.