O olhar de antigos e novos amigos


 O querido Afonso Rego e sua Claudinha,Valéria Velis,Estanislau,Suzana Barbi
Rosa Serena e Geni Nogueira,escritores/as e amigos em BH.



"É no olhar, sobretudo, que a amizade se confirma. É no jeito de olhar que nos reconhecemos no primeiro momento, nós, amigos recentes de longas datas. Isso porque amigo tem esse olhar bom: ele nos olha como se realmente quisesse nos ver, sem nenhum outro interesse que não seja a oportunidade boa e rara de partilhar amizade. Ele nos vê e permanece ao nosso lado, esse conforto que palavra alguma é capaz de traduzir. Esse detalhe grandioso que faz toda a mágica acontecer, porque amar é também a arte de cuidar com os olhos."

                                                                   Ana Jácomo
                                                                                                                             


     Embora reconheça as maravilhas e os benefícios do mundo virtual e da voz ao telefone não consigo pensar em nada melhor que o olhar de reconhecimento e o abraço de pessoas amigas, de pessoas que admiramos, com quem nos relacionamos e por isso não perco a oportunidade de encontrar e reencontrar essas pessoas por onde ando.
     No tempo e espaço em que vivo e tenho me esforçado para construir minha subjetividade, credito aos relacionamentos de convívio e afeto que construo, seja no campo amoroso, familiar, de trabalho e até no campo virtual, o motivo da alegria e da leveza com que pauto meu caminhar nessa dimensão, pois esse conviver é a verdadeira  expressão do meu jeito de ser e viver.
     E é tão natural que quem me conhece um pouco que seja não se surpreende quando telefono ou envio email dizendo “estou chegando!” se vou a qualquer lugar, por razões de trabalho ou não e se avalio que naquele lugar há pessoas das minhas relações, com quem acho que vale a pena estreitar os laços.
     E assim foi no meu retorno a Minas Gerais agora em setembro atendendo ao convite da amiga e companheira de UNCME Galdina Arrais para participar do  7º Encontro estadual dos Conselhos de EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS E REUNIÃO TÉCNICA SASE/MEC DA REGIÃO SUDESTE e quem sabe do meu apreço e encantamento pelo país das Gerais, sabe também que não recusaria tal convite.
     Email  enviado para Maria Olímpia, Afonso Rego, Claúdio Adão(o querido Cacá) e Estanislau aguardei a resposta que, para minha alegria, foi sim  e com inclusão de novos amigos que prontamente concordaram com a idéia do encontro.
     E lá estávamos nós finalmente na Cantina do Lucas, lugar mais que especial de Belo Horizonte, que agrega história de luta e cultura há 50 anos, lugar escolhido pelo querido amigo Estanislau, felizes com a possibilidade real desse encontro tão especial, pois seria um encontro de pessoas que amam a literatura e através dela exercitam sua cidadania,  sua sensibilidade, seu jeito de ser e estar no mundo.
     Foi uma noite maravilhosa!Pena que Maria Olímpia,o Roberto Rego, o Sô Lalá, a Amarília e o Cacá não puderam estar conosco mas Suzana Barbi, Rosa Serena, Geni Nogueira, Afonso Rego e sua Cláudia, Estanislau e minha amiga Valéria Velis, de Rio Claro(SP)  garantiram a animação, a boa prosa, os sorrisos necessários para alimentar nossos sonhos  de vida e liberdade.
     Enfim, cada vez mais convicta de que amizade não se compra, afeto não se mendiga, respeito e carinho não se exigem pois são conquistas pessoais, sigo por aí  cantarolando o Mestre Lua, tão  adequado ao meu jeito  e ao meu  momento de vida: "Minha vida é andar/por esse país/pra ver se um dia descanso feliz /guardando as recordações/das terras por onde passei/andando pelos sertões/e dos amigos que lá deixei..."
   A todos e a cada um  e cada uma um agradecimento especial por  aceitarem  meu convite para vivermos juntos a alegria de mais esse  encontro/reencontro.Nem preciso dizer o quanto fiquei feliz com tudo isso.

Alguns registros do nosso encontro



 As queridas Suzana Barbi e Rosa Serena


 O querido Afonso Rego e sua Claudinha


 O querido Estanislau e Valéria Velis, minha amiga de RioClaro


A querida Geni Nogueira e uma de suas obras.
 

"...É que mesa de bar é onde se toma um porre de liberdade/Companheiros em pleno exercício de democracia..."(Mesa de Bar-Gonzaguinha)