Nos bastidores com Jesus

Não sou um profundo conhecedor da Bíblia, mas uma passagem que sempre chamou a minha atenção, e que marcou a minha vida profundamente, foi o Sermão da Montanha... Antes de virar um ente celestial, Jesus Cristo proferiu os seus últimos ensinamentos naquele local e que foram muitos. De tudo isso, poderíamos passar horas e horas vagueando pelas mensagens, mas não seria esse o meu intuito... De qualquer modo, não sou formado em Teologia, nem dono da verdade, mas gostaria de fazer uma interpretação com relação as nossas obras e a nossa conduta de acordo com aquele eminente discurso...

Tudo que fazemos, devemos fazer, não por uma questão de salvação, até porque Deus sonda os nossos corações, mas por uma questão de irmandade e de amor ao próximo. Por igual sorte, não devemos nunca levantar os olhares com relação as nossas obras, porque isso seria uma forma de dissimulação. Tudo o que a gente faz deve ser longe da platéia, da atenção do grande público...

O caráter da pessoa não deve ser testado na presença, ou pela força, ou pela autoridade, mas na ausência. Aquela bolsa esquecida no meio da rua e entregue ao legítimo proprietário, sem a expectativa de reconhecimento, seria uma forma de agir em silêncio. Por igual sorte, as caridades feitas a pessoas carentes, ao meu ver, posso estar enganado, devem ser inominadas...

É sempre ruim nos decepcionar com determinadas pessoas, imaginando serem boas, quando, na verdade, tratam-se de pessoas sem escrúpulo e más. Entretanto, nada se compara quando se acontece o oposto, quando um suposto "desafeto" nos estende a mão no momento mais crucial de nossas vidas... É melhor ter cara feia e um belo coração, do que acontecer ao contrário, mas sempre nos levamos pelas aparências...

É muito difícil compreender os verdadeiros anseios de Nosso Senhor, mas deve ser por essa, e por outras razões, que Jesus acolheu a Maria Madalena e Dimas, a despeito de seus passados inglórios. O que Deus viu, para além das máscaras, não foi uma questão de passado, ou por esta, ou por aquela ação, mas pelo fato de ver com clareza os bastidores do coração, o que eles faziam por detrás das visões maliciosas de um povo pseudocristão...