"AMIGO, PALAVRA FÁCIL DE PRONUNCIAR"

sábado, 19 de maio de 2012

"AMIGO, PALAVRA FÁCIL DE PRONUNCIAR"

Para os mais novos, o título desse tópico é um pedaço da letra de uma música muito famosa que tocava nas rádios há um bom tempo atrás, salvo erro, na voz do cantor Nelson Gonçalves. E penso, até, que seja de autoria do falecido Ataúlfo Alves.

A palavra amigo, talvez seja um dos termos mais pronunciados pelas pessoas em suas relações diárias. No dicionário que possuo, está lá: Amigo: Indivíduo unido a outro por amizade; Colega, companheiro: Dedicado, afeiçoado.

Teoricamente, todos nós temos amigos. E, por desdobramento, também somos amigos. Pelo menos em teoria, repito.

Mas será que na prática nós possuímos amigos?. Pela parte que me toca, afirmaria que eu não tive, não tenho e nunca terei um amigo. Tive, tenho e, provavelmente, terei pessoas com as quais conviverei, conversarei e, até de certo modo, manterei uma boa relação, mas nada que possa ser considerada uma verdadeira amizade.

É óbvio que a maior parte das pessoas que tomarem conhecimento desse texto, ficará estarrecida com o que acabou de ler. Dirão: "Como pode uma pessoa afirmar que não teve, não têm e não terá amigos?" Só pode ser coisa de alguém com sérios problemas mentais, não é? Pois saibam todos que o autor deste artigo ainda não rasgou dinheiro e não pretende rasgar. E que fiquem muito certos disso. Mas, para sossego de muitos, explicarei o porquê disso tudo.

Acontece que o termo amigo é um termo que possui e carrega uma representatividade muito grande, sendo por isso de limites no alcance da profundidade que possui, pelo menos pela maioria das pessoas.

Principalmente, nos dias de hoje e, mais principalmente ainda, com o surgimento da Internet, quase todo mundo afirma possuir amigos. Então, consideremos até aceitável tal condição. Somos todos o que é muito conhecido pela terminologia 'amigos virtuais'. Só que tem um detalhe: um lá e outro cá; só existimos para troca de scraps, msn e coisas afins. No entanto, entendo que o termo amigo é muito mais profundo do que imagina a nossa vã filosofia.

A primeira qualidade (ou seria propriedade?) a ser praticada entre as pessoas, seria a SINCERIDADE. Penso que isto é fundamental numa relação entre amigos.

Ser um verdadeiro amigo, representa ser autêntico e verdadeiro, sempre. Principalmente nas horas em que percebemos que o outro não está correspondendo com a situação. É obrigatório um amigo falar para o outro, aquilo que ele tem que ouvir, e não aquilo que ele quer ouvir.

Em geral o que observamos nas amizades, nada mais é do que puro interesse. Existe, inclusive, um ditado que diz: " Amigo é igual ao Sol, só aparece em tempo bom". Também existe uma circunstância em que as pessoas gostam de parecer amigas: é quando o outro encontra-se em inferioridade, seja lá em que circunstância for. Nessa hora ele será o coitadinho e precisa de auxílio.

Um verdadeiro amigo, tem que ser solidário, sim. Em quaisquer circunstâncias. Mas tem que dizer aquilo que deve ser dito, goste ou não o outro. Mas, infelizmente, nunca é assim. Raros, raríssimos são os que chamamos de verdadeiros amigos. A maior parte só é amigo da boca para fora. Só na hora de pedir ou precisar de um favor. Só em interesse e proveito próprio. O dia a dia nosso está aí mesmo para comprovar isso. Infelizmente.

Normalmente as pessoas criam problemas e dificuldades na própria vida, não querem ouvir a nada nem ninguém quando são alertadas para um possível infortúnio e, no fim, agem sempre mal, dando com a cara na parede, mas, nessas horas, acham que é o amigo obrigado a resolver suas pendengas ou dificuldades criadas à revelia daquele.

Quando me recordo dos amigos que tive, tenho a certeza de que nenhum deles foi meu amigo. Dos vários que ajudei, quase todos, hoje, são, na verdade, meus inimigos. Só contaram e/ou usufruíram com o que lhes pude ajudar. E mais nada. Não houve nenhuma contrapartida a meu favor. E isso eu agradeço à vida, sim. Hoje, estou melhor do que a maioria deles. Mas não me regozijo disso. Até muito pelo contrário.

Como seria bom se nossos amigos fossem nossos VERDADEIROS AMIGOS, né?

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 24/09/2012
Código do texto: T3897939
Classificação de conteúdo: seguro