A lição do jangadeiro

Vez por outra, eu me lembro das lições do jangadeiro, com o seu destemor e seu pulso, para pescar para além das águas revoltas. Quem já teve a felicidade de ter passeado de jangada, compreende a sensação de estar em alto mar...

Todos sabemos que, na praia, há diversas ondas que regularmente banham as costas, ora provocando altas e baixas. Quando avançamos para águas mais profundas, percebemos o ímpeto e a força da maré, no sentido de impelir o sujeito para o lado contrário. Da mesma forma, essa força “impele” a jangada para que não prossiga em seu caminho...

Se o jangadeiro desistisse na primeira tentativa, ficando desestimulado em sua investida, não poderíamos ver a beleza da jangada no alto mar...

A verdade é que todo começo é difícil... Se o jangadeiro tiver a astúcia e a paciência de seguir no seu destino, sem se abalar com tais forças, conseguirá alcançar o seu almejado objetivo...

Assim que passa um determinado momento, e quando o jangadeiro alça o alto mar, percebe ele a tranquilidade e a serenidade das águas, local que vai realizar o seu trabalho e colher seus frutos...

A lição do jangadeiro nos faz lembrar que tudo na vida tem os seus obstáculos, os seus espinhos. Sempre isso acontece no começo de nossas jornadas para justamente provar a nossa capacidade de persistência, de autoconfiança e de fé...

Se persistimos em nossos propósitos, com certeza alcançaremos mares tranquilos. Um filósofo que considero um grande pensador foi René Descartes. Ele sempre sustentava que a melhor forma de sair de uma floresta, quando se está perdido, é de seguir uma linha reta, e, quanto mais firme no propósito, melhor, já que é a melhor forma de vencer um temido obstáculo...

Muitas vezes, damos voltas e voltas, quer seja em torno da lua, quer seja no sentido de desistir no propósito de avançar a maré, e esquecemos de ir em frente, em linha reta, ou seja, em prosseguir... Nessas idas e vindas, nem percebemos o que estamos perdendo...

Na vida, é claro que existem causas perdidas e que devemos apelar para o bom senso, no sentido prosseguir, ou não, em determinados projetos ou sonhos. Isso vai depender da experiência e da percepção. Nada de avançar sinal vermelho... Em todo caso, deixo aqui como a primeira noção, a célebre lição do jangadeiro...