Lembrança viva

Ah, a memória! Alguns falam do passado como se houvesse lá um mundo perfeito e criam uma memória disso...e cada um pretende ficar com 'sua memória'... Porém é possível 'esclarecer' períodos anteriores... Nem vamos apelar para que se reveja as páginas policiais dos jornais desse fictício 'tempo maravilhoso' que 'alguns' se 'lembram'... A questão da sanidade da memória pode ser antagônica à sanidade mental (dizem alguns estudiosos do assunto)... Tive uma tia-avô que recusou-se até a morte a crer que um ser humano houvesse pisado na lua... Esse mundo, permeado de lunáticos, ainda tem (aposto nisso) uma maioria de terráqueos... Mas a memória, falou-nos um 'manifesto' interessante (Sun Screen) é crucial... A propalada 'Síndrome de Estocolmo' pode explicar certas posturas de memória...Poeticamente há indicação de certas características de muitos humanos: "ó velhos pássaros, desengaiolados, tão esquecidos da liberdade de voar"... O conhecimento da necessidade indispensável da memória para a vida pode realçar o próprio sabor de viver...o grande escritor e jornalista Ernest Hemingway, por exemplo, ao perceber que perdia a memória, suicidou-se em 02 de julho de 1961... extremismo, dizem...