O Ameba

Era uma vez um verme chamado Ameba que queria muito aprender a ler e escrever.

Com muita dificuldade conseguiu apenas ler as palavras mas não entendia o significado delas e, o que é pior, não entendia o contexto.

Outros protozoários tinham muita pena do Ameba. Ele só tinha uma célula, sua inteligência era mínima, o que justificava o nome que usava.Queria tanto decifrar as histórias que lia porém, como não conhecia literatura, qualquer história mais difícil ou mais profunda, ele não conseguia entender o que estava nas entrelinhas. Talvez ele não entendesse nem as estrelinhas do céu (o que é muito provável), tão fraco que era seu raciocínio, quanto mais entender as entrelinhas!

O Ameba era tão dissimulado que não dizia seu nome verdadeiro para ninguém, com receio do que pudesse ouvir.Os outros protozoários perguntavam por que ele se escondia e percebiam que ele era tão mal educado que não respeitava nem os mais idosos.

Pobre Ameba!Jamais iria crescer no intelecto e na educação.Não havia solução senão contentar-se em ser apenas um verme e receber o desprezo do reino animal.

Um dia, o Ameba desapareceu e nunca mais atacou ninguém com sua inveja do que os outros tinham condição de fazer e ele não. Notou que sua língua ferina era insignificante.Foi-se embora para uma galáxia de seres de intelecto curto...

Nadir de Andrade
Enviado por Nadir de Andrade em 22/02/2007
Código do texto: T390064