O Pensar de cada Um

O Pensar de Cada Um

(dedico este texto a Helena Frenzel)

No livro “A Garota das Laranjas”, de Jostein Gaarder, o personagem Georg cita “o velho caderno da casa de campo”, onde seu pai costumava fazer anotações. Quando o pai de Georg morreu, este tinha apenas quatro anos. Foi através deste caderno, e de uma carta que o pai lhe deixou, que Georg pode tomar contato com fatos de sua primeira infância, e conhecer melhor o pai de quem mal se lembrava.

Inspirada neste caderno da casa de campo, resolvi-me a ter um caderno da casa de praia.

Por que não? Afinal, todos nós, seres humanos, somos dotados da capacidade de pensar. Capacidade, aliás, compulsória, porque não conseguimos deixar de exercê-la.

Embora não sejamos filósofos, grandes pensadores, sábios ou eruditos, ainda assim, ao longo da vida, vamos construindo nossas ideias e conjunto de valores. Em contato com outros seres humanos, com livros, filmes, músicas, acontecimentos, alegrias e tristezas, sucessos e fracassos, vamo-nos modificando, amadurecendo. Forjamos nossos conceitos sobre a vida e o viver. Por que não registrá-los?

No caso do livro, era um pai com uma doença terminal, que sabia que não iria ver o filho crescer. Quis, então, deixar algo de si ao filho pequeno, para que este, quando adulto, pudesse conhecê-lo.

Não chegamos, talvez, a esta tragédia. Inclusive, nossos filhos e netos podem nem se interessar por aquilo que temos a dizer. Mas, o fato de escrever sobre o que pensamos e sentimos, fornece-nos a oportunidade de atingir o autoconhecimento, o que, convenhamos, não é pouco!

Dizia o grande filósofo grego da antiguidade: Conhece-te a ti mesmo.

Sigamos o conselho. Deixemos registrados em secretos cadernos, pensamentos e sentimentos de cada momento. Ao relê-los mais tarde, certamente muitas surpresas estar-nos-ão reservadas!

Lu Narbot
Enviado por Lu Narbot em 26/09/2012
Código do texto: T3902326
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.