O Prenúncio do Golpismo

O Prenúncio do Golpismo e o Inocente Útil
Jorge Linhaça

Em 1930 Getúlio levou uma sonora surra nas urnas.
Apoiado pelos militares deu um Golpe de Estado e implantou a ditadura no país.

No início da década de 1960 Jânio Quadros renunciou em um episódio jamais explicado totalmente. Juscelino já havia tido problemas com os militares...Jango ( João Goulart ) foi impedido de assumir a presidência do país e veio o Golpe Militar.
O resultado é bastante conhecido:
Anos de ditadura militar e sabe-se lá ao certo quantos mortos e desaparecidos.

Foram décadas de vassalismo às potências estrangeiras, nossos "heróicos" generais não davam um "suspiro" sem as bençãos dos desenvolvidos e democráticos "senhores de engenho" mundiais.
Nossos "adorados generais" eram pouco mais que feitores, mantendo a "ordem pública" com um exército de capitães do mato fardados ou não.

Direito de expressão? Nem pensar, aliás pensar também era proibido, qualquer cabeça pensante estava sob constante vigilância. Que o digam Herzog e Anisio Teixeira. O primeiro " enforcou-se" com um cinto a meio metro do solo...o outro "caiu" no poço do elevador.

Músicas ufanistas foram encomendadas e compostas para dar a impressão de que nosso país caminhava a passos largos.

Álbuns de figurinhas tinham de conter as figuras dos generais e ostentar nomes como "Brasil Pátria Amada" e coisas do gênero.
Foi a época gloriosa das EXPOEX- Exposição do Exército.

Tancredo Neves, o primeiro presidente civil pós ditadura, eleito indiretamente, não chegou a governar. No dia da posse "caiu enfermo" para ser declarado morto oficialmente no dia 21 de abril.

Tivemos de nos contentar com Sarney.

Mais ou menos nessa época foram repatriados exilados políticos, juntamente com fujões "convertidos" .

Fujões convertidos?
Sim! Aqueles que fugiram do país na primeira fumaça da ditadura, dizendo-se de esquerda e que ao fim ao cabo foram se asilar justamente nos EUA. Nada mais paradoxal, não é? Justamente no país mais anti-esquerda conhecido na época da chamada "Guerra Fria".

Como explicar a vida mansa que tiveram lá? Como "perseguidos políticos da esquerda" viveram, estudaram e lecionaram nos EUA?

Será que ninguém julga estranha essa contradição biográfica?

Mas, cheguemos aos dias de hoje:

Em época de julgamento do mensalão, Joaquim Barbosa tem sido elevado à categoria de herói nacional. Até concordo que o seja por estar levando a sério o seu papel. Seu, único problema é o seu
temperamento e seu ego um tanto quanto insuflado.

Com a desculpa de que Barbosa precisa de segurança ostensiva eis que os militares atropelam a própria hierarquia, já que a chefe do Estado é também comandante em chefe das forças armadas, passam por sobre a autoridade da Policia Federal e usurpam para si a autoridade e a responsabilidade de "zelar" pela sua segurança.

É evidente que os militares estão demasiadamente incomodados com os possíveis desfechos da tal " Comissão da Verdade", já que consideravam como atos patrióticos perseguir, torturar e matar quem se opusesse à ditadura , fosse por atos ou palavras.

Mas o mais interesante nisso tudo é que coincide com a derrocada de popularidade dos expoentes dos partidos apoiados pela direita.

Sim, partidos apoiados, pois na sopa de legendas presentes nas alianças políticas é impossivel separar direita de esquerda.

Os dois grandes partidos do país vem gradualmente se esfacelando e a tendência é que surjam novas legendas políticas unindo dissidentes daqui e dacolá.

Mas independente disso é preciso prestar atenção aos passos dados dentro das forças armadas. Creio que poderíamos equiparar o episódio da "segurança" de Joaquim Barbosa a um motim de soldados contra seus superiores.
Não é que Barbosa não necessite de proteção, tudo é possível, mas pode bem estar sendo utilizado como escudo e inocente útil por um setor que já tem histórico suficiente de criar factoides.
O medo é que os mensaleiros atentem contra a vida do juíz/ministro?

Balela...

Seria uma burrice colossal do PT dar um fim a Barbosa, mandando-o para a terra dos pés-juntos. Já para os militares seria a desculpa providencial para impetrar um novo Golpe de Estado.

Barbosa seria o mártir perfeito, no momento perfeito.

Parece-me portanto que as raposas estão guardando o galinheiro.

Creio que Barbosa, pelo que leio a seu respeito, não deve estar nem um pouco satisfeito com a situação, mas pode estar cedendo ao canto da sereia...o problema é que o canto da sereia costuma levar os marinheiros à morte.

Os golpistas de plantão já cantam de galo, anunciando aos quatro ventos que contam com o apoio da sociedade civil, que estaria por fim acordando...O discurso de ódio é aquele velho conhecido e impregnado de ranço contra o psudo-comunismo ou a pseudo-esquerda que quer levar o país para a bancarrota.
Como se os anos de Ditadura não tivessem enchido o país de dívidas.

Enfim, cada um é livre para acreditar naquilo que quiser e alguns acreditam que a falta de liberdade de uma nação pode ser compensada pela inimputabilidade de alguns.

Sabem o que é mais interessante? Justamente aqueles que são acusados de serem uma quadrilha nada fazem para impedir que as coisas sejam investigadas, por mais que isso os afete, já os que se dizem impolutos vivem escondendo a sujeira embaixo do tapete e quando alguém levanta uma mísera ponta do mesmo, logo colocam seus exércitos de lacaios em ação para apagar os vestígios e impedir investigações.

Quem portanto é a verdadeira quadrilha?

Não estou aqui defendendo bandidos, por mim tem todos que ir pra cadeia, desde que as provas indiquem esse caminho.

Para mim, Barbosa está cumprindo o seu papel de acordo com sua consciência. Ao menos me permito assim pensar por enquanto.

Meu alerta é contra o golpismo...apanhar nas eleições e apelar para Golpes de Estado, para o autoritarismo, para as meias verdades, com o intuito de alcançar um posto onde a população não os quer, é coisa de gente sem caráter e sem capacidade própria.

Resta saber se a população brasileira aceitaria mais um golpismo, mesmo com um mártir já escolhido pelas "forças terríveis" , como diria Jânio Quadros.

Será que a elevação do Brasil a emergente está incomodando os outrora inalcançáveis?

Vem aí a nova versão da "operação condor" desta vez chamada " com dor...de cotovelo."


Salvador, 26 de setembro de 2012.