“Ilha Pomonga”- A Primeira Canoa Motorizada da Barra dos Coqueiros.

No dia 24 de setembro de 2012, dirige-me até a residência do meu amigo Zé Sacristão para saber de algumas referências do ex-deputado estadual,vereador aracajuano, radialista,jornalista José Santos Mendonça que nascera na cidade da Barra dos coqueiros,mas acabei escrevendo sobre o senhor Albérico Curvelo (Seu pai).

Albérico Curvelo chegou na cidade da Barra dos Coqueiros ainda rapaz e se casara com uma moça bonita chamada Graziela e dessa união nascera José Santos Mendonça.Segundo José Sacristão a maior proeza deste jovem laranjeirense foi introduzir em 1948 o motor de popa em sua canoa “Ilha Pomonga” e fazer dela o primeiro transporte de passageiros motorizado da travessia Barra dos Coqueiros -Aracaju e vice-versa.

A pequena embarcação saia lotada de pessoas do Porto da Boa Vista, situado no “Bairro Baixo” sendo mais tarde denominado de Porto Tenente Feitosa em homenagem ao militar sergipano que se destacara na Revolução Constitucionalista de 1932 feita pelo então prefeito de Aracaju Godofredo Diniz .Com o crescimento da nossa cidade o porto foi obrigado a ser transferido para Praça Santa Luzia onde até hoje é edificado.

Com a motorização da canoa “Ilha da Pomonga” uma homenagem indicada pelo Albérico Curvelo a sua propriedade localizada na Ilha do mesmo nome na cidade da Barra dos Coqueiros e a vibração dos barracoqueirenses o empresário aumentou o preço da passagem de trezentos para quinhentos réis. Fato este não contestado pelos alegres moradores.

Fazer a travessia na “Ilha Pomonga” era o sonho da petizada da nossa cidade principalmente para José Sacristão(uma memória viva da História da Barra dos Coqueiros) que naquela época tinha apenas onze anos e hoje com seus 75 nos contou este relato com um pequeno sorriso nos lábios e gotas de lagrimas jorrando dos seus olhos lembrando das suas “viagens” na “Ilha Pomonga”.

Reri Barretto
Enviado por Reri Barretto em 27/09/2012
Reeditado em 19/08/2013
Código do texto: T3904272
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.