O SER HUMANO É COMPLEXO



        É Impressionante  a complexidade existente no ser humano. Somos um universo de sentires. Alguns,  em harmonia... transformando botões em perfumadas rosas; outros,  tentando transformá-las  em espinhos... Trabalho vão.  A verdadeira  essência jamais degenera. Às rosas são admiradas e desejadas e os seus espinhos... fazem parte! Impossível separá-los. Sabedoria divina, comprovação de que nenhum bem é totalmente bem e vice-versa. Nesse mesmo universo, literário, vivem outros em explosões, quase que constantes, causando cataclismos.
        O ofício que abraçamos – a escrita, a literatura – requer dedicação, leitura, pesquisa, observância e  meditação; requer espírito manso, propenso a receber críticas e a crescer tirando proveito delas.  Temos sempre o que melhorar... Por vezes, escreve-se seguindo um pensamento, uma ideia e pasmamos com diferentes leituras sobre o que escrevemos; outras vezes somos interpretados de forma inversa aos nossos sentires... Porém, começamos a perder quando tergiversamos às críticas recebidas.
        Nenhum sábio, ou pensador escreve de pronto ou expõe, apressadamente, as suas ideias, os  seus sentires; a meditação antes da execução do planejado é a chave  para o sucesso é sabedoria. Ideias amadurecidas, concisas, quando expostas  não se desfazem.  
Aprende-se sempre!
        Deus, o maior de “qualquer universo” cala e  incumbe  ao tempo, o retorno – em  aprendizado –  de todo e qualquer questionamento, a Ele direcionado.
        Nesse imenso e complexo universo  literário me deparo com Mark Twain, escritor, humorista  e palestrante, laureado como  o maior humorista  da época. William Faulkner o definiu: Pai da Literatura Americana. 
Disse Twain: (...) Nunca discuta com pessoas burras elas vão lhe arrastar com elas e ainda vão ganhar de você por ter mais experiência em ser ignorante.
Certamente,  nessa época desceu sobre ele uma chuva de meteoros...
A leitura é uma viagem ao indescritível e surreal universo do imaginário; expande o entendimento através do conhecimento adquirido; preenche o vazio existente em cada ser; recicla o que está vencido e traz o novo. 



 

 

 

Crônica: O SER HUMANO É COMPLEXO, Recife,28/09/2012

EstherRogessi
Enviado por EstherRogessi em 28/09/2012
Reeditado em 18/05/2018
Código do texto: T3905179
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.