Recado ao meu coração pra que não me falte nada (nem tristeza ou coragem)

Nos dias que me faltou coragem ao invés de sorrir, gargalhar, eu chorei, me encolhi. Me abracei forte até me alcançar a alma e peguei no sono por horas. Depois acordei com a cara inchada, com os olhos vermelhos e com menos coragem do que antes.

Agora ainda me falta coragem. (Às vezes! Mas falta, não posso negar.). Tem dias que simplesmente não tenho vontade, me escondo da luz, do cheiro da vida e de todas as cores. Me sinto feia e enrugada. Pequena e até incapaz.

Tem dias que ouço um sopro leve que me diz o quanto sou importante. O quanto sou importante pra mim. O quanto sou perfeita. O quanto posso. Até onde vou. E porquê não deve parar. E esse sopro me faz sorrir. E me faz levantar da cama. E eu solto meus cabelos. Coloco um vestido bem alegre, uma bolsa de lado, um sapato rasteiro. E corro pro abraço do dia, da vida, do sol, dos pássaros. Corro de encontro ao meu próprio abraço.

Tem dias que me falta mesmo muita coragem. Que me falta alegria e que sobra tristeza. Tem dias que não tenho uma piada sequer pra contar. E minha sobrancelha aborrece qualquer outro olhar. Eu empobreço minha alma por alguns instantes (às vezes gasto minha reserva do dia).

Tem poucos dias, poucos mesmo – graças a Deus –, que acontece uma transformação e eu viro do avesso do avesso. Porque eu sou avessa! Meu melhor lado é o que acho que está errado. Errado pra tantos e certíssimo pra mim! Porque eu rio até quando não pode. E eu abraço quem menos espera (ou merece, não sei!).

Eu não crio momento pra nada. Deixo tudo acontecer. Até quando a tristeza vem a deixo ser tristeza. Fico triste. Choro. Sofro. Abafo gritos no travesseiro. Choro no banheiro. Mas quando é pra rir, ah! Nem sei! Só sei que me acabo! Dou muita risada e repito qualquer piada boba em meu pensamento pra rir sozinha!

Então... pros dias que te faltar coragem, sinta medo. Sinta mesmo medo. Sinta qualquer coisa. Quando for alegre, sorria. Quando for pra abraçar, abrace. Se for pra ser triste que seja. Seja o que você quiser, mas seja alguma coisa, por favor. Se for pra ser doce, melhor ainda, qualquer um vai querer se lambuzar de você.

AnaNunes
Enviado por AnaNunes em 28/09/2012
Reeditado em 17/02/2013
Código do texto: T3905685
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.