O copo quebrado
 
"O inferno são os outros"
(Sartre)
 


 
Às vezes a vida parece insuportável. Não por minha causa, mas sim por causa dos outros. Já falei aqui sobre coisas que passaram deixando um vazio na alma, mas que tornarão a vir como um ciclo infernal que se repete. Aliás, o inferno é a repetição...
 
O pior é que, mesmo sozinho, encontro-me com a insuportável sensação de que os outros nunca me deixarão em paz. Eles voltam das profundezas de seus problemas egoístas, como parasitas cuja existência depende da energia que vibra em minha vontade realizadora.
 
E quantas vezes não foi assim? Sempre surge uma puta que se julga dona de nossas ideias e realizações, ou um babaca com delírios de iconoclasta querendo derrubar seu ídolo. Mas não sou oco para ser quebrado com um martelo, muito menos previsível para ser dominado.
 
Por isso, não compartilhe comigo o seu egoísmo. Carregue sua cruz e eu carrego a minha.
 
Naquele copo de vidro da padaria já pousaram centenas de lábios imundos. Todos esvaziam seu conteúdo e, no dia seguinte, precisam de mais. Não que suas vidas dependam disso, mas o que os outros querem é esvaziar você para viverem de um conteúdo que elas não possuem. Depois, o que resta são as necessidades básicas de se expelir tudo e voltar a esvaziar outro copo. Malditos parasitas...
 
Agora o funcionário da padaria lava os copos. É necessário que todos estejam limpos (copos sujos refletem o que há de repulsivo nos outros), e um bom café é sempre um bom café!
 
De repente, todos olham assustados para o chão. O funcionário deixa cair um copo, vidros espalham-se por toda parte. O que todos sentem é algo além do susto. Sentem uma perturbação em seus comodismos. Algo aqui ameaçou a ordem e acordou, por um breve instante, pessoas que vivem presas no mundo vazio dos que não possuem conteúdo. Mas de tão acostumadas com o vazio, apenas lamentam o que feriu suas moralidades, e tudo volta ao normal.
 
Todos não passam de parasitas egoístas.
Sr Arcano
Enviado por Sr Arcano em 01/10/2012
Reeditado em 05/05/2014
Código do texto: T3910886
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.