CARANDIRU, PRIMAVERAS E NADA DE JULGAMENTO

Dois (02) de outubro de 1992, minha imagem desse dia, corpos amontoados feito lixo! Outro dia conversava com um amigo e lembramo-nos desse massacre, antes falávamos sobre o MENSALÃO. E andando pela internet, descobriu que, hoje, completa 20 anos desse massacre, que ficou conhecido como “MASSACRE DO CARANDIRU”, onde foram “salvos” 111 presos! Mesmo assim, a advogada de defesa vai usar o argumento de inexistência de provas! Meus olhos se negaram a ler esse absurdo! Mas como não entendo nada de leis, briguei com o meu imaginário, que trouxe a mim, a imagem de 111 corpos, visão bem concreta, bem existente! O julgamento está marcado para 28 de janeiro de 2013, dos 100 policiais, 28 vão a julgamento.

Há muito, o que se refletir sobre esses “assassinatos”, até onde o cumprimento da lei é passe livre para matar? Até onde uma lei livra-nos da culpa de um ato contra a vida? Até onde esses policiais, cumpriram o que realmente dizia a lei? O nosso sistema penitenciário deixou a desejar para que víssemos o nosso fim de semana ser invadido por imagens de seres humanos sendo amontoados feito lixo? Até onde, nós, sociedade, contribuímos, e continuamos a contribuir, a sustentar esse sistema penitenciário falido, e vergonhoso?! Nosso sistema penitenciário, hoje, tem a quarta maior população carcerária do mundo, com uma população de 500 mil pessoas, déficit de 200 mil vagas!

O sistema prisional é para aprisionar almas? Ou é um meio de reabilitar o individuo em sua individualidade, como também na coletividade e reintegrá-lo a sociedade onde estava inserido? Vamos pensar...

Primaveras sem motivos para comemorações. O “massacre do Carandiru”, lembrado hoje, na mídia, por seu aniversário e ainda sem julgamento, traz-nos a lembrança de pessoas mortas, e também que, temos muito, muito, a melhorar em nosso sistema penitenciário. Para que massacres como esses não voltem mais a ser a tela do nosso fim de semana, e em nós, não venha a respingar o sangue desses seres que ao quebrar regras sociais, os nomeamos de “CRIMINOSOS”, e os condenamos, a espaços concretizados, transformando-os em bichos, que ao sair desse nosso espaço simbólico, que representa o castigo imposto, não serão mais bicho, e sim, animais com sua essência animal a flor da pele, a nos devorar! Já que, financiamos um sistema penitenciário que transforma os presos em doutores do crime! PhD, em criminalidade! Especialista em todos os tipos de crimes, os que aqui não é possível aprender, faz-se intercâmbio!E não se enganem! Essa formação não pára no conhecimento técnico, se estende também ao conhecimento humano!Como por exemplo, filosofia, sociologia, direito!

Esse acontecimento lembra-nos também uma palavra tão alardeada por todos: JUSTIÇA! Eram criminosos, mas com certeza por trás de todos eles, existia uma família, e que foi destroçada! E como eles, ficaram na escuridão da justiça, ficaram nos porões da justiça, sem terem atendidos, os seus gritos de justiça! Se a mãe, e toda a estrutura familiar contribuíram para que a maioria deles ali estivessem, à sociedade também teve sua contribuição! Pensemos nisso também!

CARANDIRU 20 ANOS SE PASSOU E O JULGAMENTO AINDA ESTAR POR VIR!

Edna Maria Pessoa

Natal-RN, 02 de outubro de 2012.

http://noticias.br.msn.com/mundo/vinte-anos-depois-massacre-no-carandiru-ainda-aguarda-julgamento-1. Acessado: 02/10/2012.