As partes do todo*

Diante de sociedades, culturas, interesses e pensamentos tão diversos, temos todos uma grandiosa e tão esquecida semelhança: O planeta Terra.

Esse planeta não é apenas nossa casa, é tudo. Tudo o que temos vem daqui: da moradia à vida, tudo! Sem ele, não estaríamos aqui. Por isso, nosso planeta é a perfeita imagem da imperfeição, afinal, os seres racionais que dele dependem não o veem como seu bem supremo. Nosso planeta é a suprema parte da vida, nosso planeta é fonte de vida.

Poucos nas sociedades pensam o que pode ser feito para que o planeta não perca seu principal membro de sustentação: a natureza. Mas o poder de cada cidadão é simples e, ao mesmo tempo, notável, basta cada um ver o planeta, os ambientes que frequenta, como algo de extrema importância e, por isso, que precisa de zelo e cuidado, logo, cada cidadão não só deve, como pode, fazer algo para o planeta ser ainda mais perfeito do que é: mudar os atos dos habitantes dele.

O que fazemos hoje contra a natureza, poluindo, desmatando, desperdiçando, refletirá no planeta das gerações que virão depois de nós, causando perda de vidas, perda de belezas e poesia. Ah, a poesia! Como nosso planeta é perfeito para fazer poesia com o que tem! Tantas belezas, tantas diferenças, tantas fontes de inspiração que podem ser perdidas sem a devida visão de mundo de cada cidadão.

Fica evidente, portanto, a importância que temos para o planeta. A importância de que temos nas mãos o poder de não piorar o mundo, mas usufruir e contemplar o que ele tem de melhor sem destruir. Sim! É possível levar uma vida sustentável, basta ver nosso planeta como um pai, que precisa de atenção e muito carinho, afinal, todos sabemos que ele nos criou com tudo o que podia: vida, oportunidades e esperança.

Portanto, cada um de nós, sozinhos, podemos mudar o caminho da Terra, pois, quando juntamos as partes, representadas por nossas ações individuais, temos o todo: a melhora da perfeição de nosso gigante azul.

*Este texto pode ser encontrado, em sua forma resumida, na página: O futuro que nós queremos, basta pesquisar "Ronaldo RHBJ" no buscador.

Ronaldo Junior
Enviado por Ronaldo Junior em 07/10/2012
Código do texto: T3920082
Classificação de conteúdo: seguro