FODA-SE PARTE III

Rapaz, sinceramente, eu nem acredito mais nesse contratualismo do VOTO COMPRADO/ VOTO VENDIDO... Já contratos, cargos etc., talvez sim, sinceramente, influencie o voto do eleitor. Mas tipo, o voto por "10, 20, 30, 50, 100 conto", decidir campanha, não acredito mais. Talvez, na de vereador de interior pequeno isso influencie.

Hoje o eleitor anda bem escrotinho. Bem mais até que os políticos. Oxe, tem eleitor que ganha grana de 1, 2, 3, candidatos, mas vota em quem quer. Acho que nesse quesito, a campanha, hoje em dia, pra prefeito, não é nem tão determinante assim.

Claro, tem os que recebem "50 conto" e votam no candidato que pagou, mas é uma parcela mínima.

Ora, por exmplo, em Natal, por mais que os eleitores de Amanda Gurgel recebessem de quem fosse uma bagatela pra mudar o voto, nem duvide, na hora esse voto não mudaria.

Não creio mais nessa ingenuidade do eleitor. Creio muito mais na ingenuidade de eleitores iludidos e alienados que, um governo ruim é um governo bom. Aí sim...

No caso de Macau, acho que o sucesso de Kerginaldo Pinto foi mais pela implantação na cabeça do eleitor que FV foi "O CARA" e que, por isso, Kerginaldo será também. Voto comprado deve ter de todos os lados. Mas pode ter certeza, o eleitor já sai de casa sabendo em quem votar e tipo, sai querendo "comer", em ato de comercialização, cinquentinha de quem aparecer.

Mas repito, pior ainda é essa alienação e ilusão de um governo ruim, ser tratado como bom. Isso é pior do que o binômio "VOTO COMPRADO / VOTO VENDIDO".

Por isso, acredito que a ilusão e a alienação são piores que a venda de voto.