A Conquista do Leste

Uma manada de búfalos pressentiu a chegada de milhões de peregrinos em seu território; invasores que moram em casas, em casas que são feitas de madeira, madeira que exigem a derrubada de árvores, e casas que reunidas formam cidades.

Os búfalos se agitaram e ganharam, além dos leões das montanhas, um novo predador, que carregava uma sanha, a de matar leões das montanhas, linces, gansos selvagens, martas, índios e matava também os búfalos.

Em tácito acordo, a manada voltou-se contra a caravana e pisoteou a tudo pelo qual passava; diligências foram tombadas, espaços foram retomados, os escalpos passaram a ornar a ponta dos chifres e até muitas das mortes ficaram sem justificativas; as mortes daqueles que viram que a terra já era ocupada.

Os búfalos voltaram a pastar em paz, e hoje contam aos rebentos mais novos, que invasores, que andavam como os índios das pradarias, tentaram ocupar aquelas relvas. Estranhamente passivos, os búfalos aceitavam o sacrifício de prover a fome dos índios; os mais fracos e velhos da manada prestavam-se ao abate; como a natureza determinava, mas mostravam o repúdio a quem vinha de terras longínquas.

Os búfalos que ocupavam o oeste expandiam-se no mundo que era deles, para Conquistarem o Leste

Roberto Chaim
Enviado por Roberto Chaim em 12/10/2012
Reeditado em 12/10/2012
Código do texto: T3928619
Classificação de conteúdo: seguro