"O NORDESTE NA TELEDRAMATURGIA" Crônica de Flávio Cavalcante

O NORDESTE NA TELEDRAMATURGIA

Crônica de:

Flávio Cavalcante

A evolução dos tempos também proporcionou este título. Graças aos meios de comunicação, que o Nordeste hoje em dia é visto com outros olhos em nosso país. Em tempos atrás o que se ouvia falar era que todo nordestino vivia em roça e passava fome. E a visão que se tinha era de uma paisagem sorumbática de um sol enternecido e testemunha da tristeza de um povo que não tinha água para beber e morava em choupanas com telhado de palhas com paredes de barro batido. Um povo que vivia isolado do mundo castigado pelo tempo e pelas humilhações cantadas em alguns pontos do país, por não saberem de fato o que se encontrava do lado de lá.

Existem pessoas ainda, que enxergam o Nordeste com esta simbologia. Não imagina a sementeira de cultura e talentos que nele comporta. As histórias dos coronéis que ganhavam esta patente por serem homens de muitas posses, são contadas em livretos de cordéis pelos grandes artistas que escrevem a cultura nordestina em forma de versos.

No antigamente não havia uma forma de divulgar isso. No hoje em dia através do avanço tecnológico temos uma grande fatia do bolo em si tratando de aceitação. A nossa cultura é vista como uma pedra preciosa para as emissoras de TV, através de seus produtos televisivos.

Depois que entrei no mundo da pesquisa, estudando os costumes populares do nordeste, o folclore, o linguajar, venho discordando de alguns produtos apresentados no hoje em reprises de novelas com teores nordestinos.

A responsabilidade do autor é de uma grandiosidade homérica, pois, na maioria das vezes tem que abordar assunto que não é a sua praia e obrigatoriamente tem que mergulhar em pesquisas e laboratórios na intensão de levar ao telespectador o mais real possível. O que não acontece em alguns casos que alguns autores querendo mostrar de alguma forma o diferente, acaba pecando no aspecto da originalidade e isso nos remete á fazer determinados comentários que por certo viria de encontro aos pensamentos do nobre escritor.

Em minha opinião, temos que preservar o respeito pelo telespectador, pois muitos não conhecem o assunto abordado e acreditam fielmente no que descrevemos em nossos textos e por certo se decepcionarão quando um dia for conhecer de perto o assunto abordado, por causa de uma visão sem sentido e em busca de uma audiência maciça acaba fugindo do conteúdo original que o nordeste pode nos passar, mas, que está pedindo socorro, pedindo pelo amor de Deus pelo menos um pouco de respeito com essa cultura que não precisa ser apelativa. Basta contar o corriqueiro para ser sucesso em qualquer veículo de informação.

Flávio Cavalcante

Flavio Cavalcante
Enviado por Flavio Cavalcante em 13/10/2012
Código do texto: T3930752
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.