Imagens do Google - miriamfono.blogspot.com

O PROFESSOR DEVE SER RESPEITADO

 
         Houve uma época em que a Educação no Brasil era feita de forma  estranha (para os nossos dias). A menina aprendia a ler, escrever  e fazer as 4 operações aritmética, já podia dar aulas.  Conseguia emprego no município ou pago pela própria comunidade para ensinar o “B A BÁ’. Alguns rapazes também, mas a maioria era moças.
 
         Se for analisar, esses professores primários tinham pouca instrução, comparado com os nossos dias. Só que o aluno aprendia uma coisa muito importante que depois ele mesmo transmitia para os filhos e netos: Era o respeito. Havia um escalão dessa palavra tão falada mas hoje tão pouca praticada.  
        
         Normalmente o primeiro que o aluno aprendia a respeitar  era Deus. Diariamente antes de começar a aula os alunos com  bastante reverência sob as ordens da professora, postava as mãos na altura do peito e rezavam em uníssono.  Outras escolas a mestra escalava um deles pra fazer uma oração. No final havia uma concordância geral da turma com a palavra: Amém.
 
         Depois vinham os demais que deveriam respeitar: os pais, as autoridades, os professores, colegas e as demais pessoas. Quando um visitante chegava, mesmo que fosse uma criança, toda a classe se colocava em pé. Só sentavam depois que a mestra autorizava.  O professores eram considerados como sendo os segundos pais. Os que têm mais de 50 anos sabem bem disso, porque com certeza passaram por essa agradável experiência. Esse sim, considero como uma semente bendita que foi plantada na infância e continua dando frutos.
 
         Hoje o professor não pode chamar a atenção do aluno  e muitas vezes pode até responder processo judicial por tirar um mal-educado da sala, porque este desobedeceu, faltou com respeito e estaria atrapalhando a aula. Não pode também reprovar o aluno. O absurdo que se ele fica com uma média baixa, o tal de Conselho de Classes o aprova. Depois conclui os estudos entre “trancos e barrancos” e fica estacionado. Não faz uma faculdade porque nem aprende (muitos deles) a ler direito. Não tem condições de fazer outros cursos de aprimoramento ou profissionalizantes, muito menos condições de passar num concurso público.
 
         Há muitos professores afastados do trabalho com depressão profunda. Sem condições de trabalhar em sala de aula por causa dos alunos que não tem respeito algum com seus mestres e nem com eles próprio.
 
         Penso que o Governo deveria investir mais na Educação e fiscalizar como a verba está sendo utilizada. Deveria contratar psicólogos para trabalhar junto com a equipe pedagógica para acompanhar alunos que trazem problemas de casa, muitos deles de famílias desestruturadas. Assim creio que seria bom para os professores e para o próprio aprendiz. Muita gente sairia ganhando e o maiores beneficiados seriam os professores e os alunos.
 
(Christiano Nunes)