HITLER VERSUS G8

Um dos meus passatempos preferidos é observar. E foi em um desses momentos de observar os acontecimentos do passado e do presente, que me vi caminhando pelas ruas da humanidade; e caminhei e caminhei. Estava tão agradável a caminhada. Mas num determinado momento da caminhada, vi-me, cara a cara com a dura realidade das ruas da vida de muitas pessoas, onde, nada tinha ou quase nada existia! Luz, água, saneamento, saúde; habitação, era o céu, que lhes protegia da chuva, do sol, e para ser feliz! sem comida, sem segurança, sem RESPEITO. Ou palavra maravilhosa, e tão desprezada, e desrespeitada por aqueles que estão à frente da gestão pública, nas sociedades humanas! Então, lembrei-me do “G8”. O “G8” é o grupo das “potências", os ditos países mais ricos, os "mais" desenvolvidos: economicamente, socialmente, politicamente, e também, os 'mais' éticos e os que 'mais' respeitam os direitos humanos!

Da caminhada pelo presente, levei-me, até o passado, às ruas do reduto do regime hitlerista, Segunda Guerra Mundial; que infelizmente, não precisamos caminhar tanto, para nos depararmos com os horrores do hitlerismo, porque os campos de concentração, estão pelas cidades do mundo afora; onde gritos, lágrimas e desespero de milhares de pessoas, ecoam e passam, pelos microfones e telas das emissoras pelo mundo. Diferente daquela época, é que hoje, já não há mais o espanto, por tantas atrocidades com os seres humanos; entrega-se a Deus as suas almas, como se Deus fosse o causador, e nos escondemos em oração ao senhor. Continuamos a olhar para o passado, estarrecidos pelos horrores da Segunda Guerra Mundial, no entanto, não nos estarrecemos, com a barbárie cometidas pelos capitalistas, que se revestem de cordeiros, na verdade, vorazes gafanhotos, que condenam milhares de seres humanos, a viver em campos de concentração, em suas "próprias" cidades.

Hitler, o “demônio” do século XX. Matou, condenou, usurpou almas! O G8, o “demônio” do século XXI. Mata, condena, manipula, usurpa vidas; voraz, feito gafanhoto!”Independence Day”, às avessas!

Hitler foi protagonista de uma guerra. O G8 é protagonista das guerras que hoje dilaceram sociedades; seja representando diante das câmaras oculares e/ou nos bastidores.

Hitler disse ao mundo: Só aceito que venham a mim, os meus; os que deles diferentes forem, serão condenados a morte! O G8 diz: que venham a mim todos e todas! Aos que tiverem sede de sangue, eu lhes darei armas! Aos que tiverem fome, eu lhes darei as migalhas do meu pão! Aos que tiverem sede de água, eu lhes darei meus esgotos! Aos que tiverem sede de igualdade de direitos, justiça, respeito, eu lhes darei o direito de gritar, em silêncio!

Com tantas atrocidades, já não tenho certeza se Hitler realmente morreu, principalmente, quando vejo crianças esqueléticas; adultos brigando por "comida" nos lixões das metrópoles; milhares de seres humanos de olhares perdidos, olhando o sol e lamentando: por que tu, ainda para mim, estás a nascer, oh, sol?! - imagem que lembra os milhares de humanos, dilacerados durante a segunda Guerra Mundial. E a minha incerteza, se torna certeza, que o hitlerismo by Hitler morreu, mas sob as vestes das grandes potências, perdura. As "mães" dos "subdesenvolvidos", repteis a silvar para seres humanos que mal conseguem caminhar, se arrastam... Remetendo-me aos tempos dos campos de concentração. Uma realidade medonha e nefasta, na nossa atual e "humanitária sociedade capitalista".

Edna Maria Pessoa

Natal-RN, segunda-feira, 01 de outubro de 2012.