DESABAFO DE UM PROFESSOR

 
   Hoje acordei diferente, com minhas esperanças renovadas... 
   Afinal... Hoje é meu dia!
   Um dia que criaram para homenagear aqueles que passam a vida em busca de ensinar um pouquinho do que aprenderam com duro pesar.
   Uma data especia:
Dia do Professor!
   A homenagem está valendo, mas de presente o que eu realmente queria era poder, a partir de agora, trabalhar sem me preocupar tanto com o futuro das crianças e jovens do meu país...
   Que eles tivessem, sem exceção de raça, cor ou posição social acesso a uma vida digna, com oportunidades de trabalho, ascensão social e principalmente que fossem assistidos pelo direito de escolha e é claro que no final escolhessem sem fraquejar pelo bem comum, pelo bem próprio, pelo bem de todos.
  
   Mas, infelizmente sou obrigada a assistir o inverso acontecer no meu dia-dia:

 
  • Sonhos sendo destruídos pela violência;
  • Crianças e adolescente tendo sua dignidade violada pelo consumo de drogas e álcool;
  • Famílias desestruturadas que criam em seus seios jovens cheios de rebeldia e ânsia de vingança, querem se vingar de um mundo que não lhes garantiu o básico para a sobrevivência;
  • Alunos equipados com palavras que se transformam em navalhas cortantes que me corta em mil pedaços ao ouvi-las;
  • Meninos e meninas que vêem na criminalidade a oportunidade de se equilibrarem perante os desníveis de uma sociedade tão desigual.
 
   A falta de esperança que norteia suas atitudes me leva a um nível maior de responsabilidade, pois me vejo como um ser desmistificador de opiniões equivocadas... Como agente modificador de tal realidade.
   Imbuída de tal missão sigo meu labor, sonhando com o dia em que crianças não irão armadas para escola, dia em que o material didático e muito amor serão a única bagagem que elas carregarão.
   Nesse momento terei a certeza de que nossos jovens não precisarão de entorpecentes para fugir de sua realidade, poderão encará-la de frente com orgulho de serem brasileiros.
  • Cabe a mim então, continuar com a tocha acessa pela arte de ensinar ao ver na educação uma ferramenta que lapida diamantes brutos...
  • Cabe aos pais renovarem suas forças na criação de seus filhos, pois neles está o futuro de nossa nação...
  • Cabe ao Governo se atentar para programas que viabilizem o acesso ao Sistema Educacional para todos...
  • Cabe a sociedade, lutar pela melhoria de condições sociais à juventude descrente, que na verdade só precisa de um farol que mostre novamente a direção a ser seguida.
 
  Por isso, hoje posso dizer:
  Tenho orgulho em fazer parte desse farol,
  que ao brilhar aponta para um novo caminho...

  Tenho orgulho em ser professor!

 
FELIZ DIA DO PROFESSOR!