Foto da Notícia
Foto da Internet

Dia dos Professores, para que?!
 


Às vésperas da data em que comemora-se o "Dia do Professor" a mídia gaúcha alardeia:
► Nos últimos anos a procura pelos cursos na área da educação diminuiu em 22%;
► Os educadores tiveram uma perda salarial na casa dos 200%;
► Noticias sobre violência nas escolas são parte dos telejornais diariamente e, quando não, repórteres cobram atitudes, posturas éticas dos educadores.
► Lança-se uma campanha com o slogan: "A educação precisa de respostas!"
 Para completar o quadro, um prefeito da região solicita esclarecimentos sobre a origem do dia do professor que justifique o ponto facultativo;


Ou seja, somos uma categoria em extinção, faltam-nos posturas adequadas, mas somos um mal necessário. A sociedade precisa de nós. A grosso modo, seriam essas constatações diante dos fatos, mas como educadora, disponho-me a uma reflexão além do primeiro olhar.

Sim, os dados são verídicos. A educação precisa de respostas, o ponto facultativo para homenagear os professores possui objetivos que o prefeito desconhece, os educadores devem portar-se eticamente, sem dúvida. Pergunto, você lembra se às vésperas do dia advogado, do médico, do dentista, da secretária, da enfermeira, enfim, de outros trabalhadores, a mídia realiza campanhas tão contundentes sobre esse profissional?

Realmente, ser professor é a profissão do momento!
Nunca na história desse país, parafraseando Lula, nós educadores fomos tão cobrados pela sociedade. Sociedade esta, que acerta ao nos cobrar responsabilidade sobre o nosso fazer, afinal, somos agentes sociais públicos, recebemos recursos públicos e devemos dar conta disso. No entanto, não nos esqueçamos o que nos ensinou Freire, 'se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade se transforma'.

Portanto, cada cidadão e cada cidadã também é responsável pela educação e pela sociedade. Os dados apenas confirmam a omissão de governos anteriores sobre o descaso com a educação, com certeza a falta de vontade política levou a educação a tais índices. Felizmente, o governo federal há dez anos e o Rio Grande do Sul a dois anos, buscam resgatar a valorização dos trabalhadores em educação.
 
N
esta segunda-feira (15), comemora-se o Dia do Professor. Para o secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo, professor aposentado da rede pública estadual, este 15 de outubro tem um significado especial. "Para nós, gestores da Secretaria de Educação, celebrar a data significa reconhecer o papel do professor na vida de cada sujeito, reassumir o compromisso com a qualidade da educação e reiterar a determinação em melhorar as condições de trabalho, recuperar salários e oferecer mais oportunidades de formação pedagógica para mais de 70 mil professores ativos da rede estadual", enfatiza.

Ter a concepção de que educação não significa despesa e sim investimento, demonstra o compromisso com a educação pública.
Vivemos um tempo de muita esperança na educação brasileira e gaúcha, é preciso no entanto, cada educador, cada educadora, reconhecer-se como protagonista no processo de aprendizagem. Redescobrir a boniteza de ser professora por certo, transcende ações e reconhecimentos exteriores.
A boniteza de ser professora se dá na beleza do ato de educar, na cumplicidade entre educando-educador, na mediação entre o já sabido e o vir-a-ser conhecido. Ser mediador entre os sujeitos envolvidos na construção social do conhecimento, é uma decisão pessoal, uma tomada de decisão shakespeareana: Ser ou não ser, eis a questão!

PS: Parabéns aos colegas educadores e educadoras pelo justo e merecido dia em nossa homenagem!

 

Gelci Agne
Enviado por Gelci Agne em 15/10/2012
Reeditado em 16/10/2012
Código do texto: T3934964
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.