VOCÊ SABE O QUE É PSICALERGIA ?

Sábado, 18 de Agosto de 2012

VOCÊ SABE O QUE É PSICALERGIA?

Já há muito tempo vinha conjeturando dissertar a respeito do que segue. Sei que é uma questão complexa - e por que não dizer difícil - porque o ser humano parece que possui um véu diante dos olhos, o que lhe dificulta ver com clareza muitas das circunstâncias que deveria enxergar.

Ao mesmo tempo, parece-me que ele não possui nenhuma condição de ver-se a si mesmo. Ou, pelo menos, se autoanalisar ou autocriticar. Se isso fosse comum às pessoas, provavelmente o mundo seria bem diferente do que é, com certeza. E ao que me refiro? À falta de percepção e de aceitação pelo valor que possui as pessoas que gravitam ao redor delas.

Num certo trabalho espiritual/científico de uma determinada fraternidade que frequentei há tempos atrás, trabalha-se a esse tipo de comportamento, onde classificam como resistência a todo tipo de comportamento alérgico que uma pessoa pode nutrir por uma outra. Seja lá porque motivo for. Em geral, a capacidade alheia costuma atrapalhar à várias pessoas. Pois estas se veem em plano inferior àquelas outras, dando início ao que se chama de psicalergia (nada mais do que um sentimento de antipatia gratuita pela outra).

Este processo é muito mais comum do que se possa imaginar. E acontece com a maioria das pessoas em relação às outras pessoas de seu meio. Por um motivo ou outro, uma pessoa deixa de gostar da outra. Ou, no mínimo, lhe guarda um certo grau de deslocamento. E isso acontecerá, principalmente, se esta outra for mais capacitada do que aquela que expressa a psicalergia.

É como alguém já disse através de um ditado popular: "o sucesso alheio incomoda". As pessoas que não possuem nenhum potencial a mais em suas ações, apenas aquele que lhe é peculiar, costumam não gostar dàquele que o possui em mais requisitos. Isto é um fator inexplicável. Ou seria, caso Freud o explicasse?

É querer "arrumar (ou ver) chifre em cabeça de cavalo!", não é? Deve ser coisa de quem não têm o que fazer. Mas gosto de desafios. Por isso, com frequência, abordo temas ou assuntos que possam causar um certo grau de discussão. Ou polêmica, dá no mesmo! Mas é só você, leitor, parar para refletir sobre o que aqui exponho. Mas, por favor, não vá colocar carapuça em você, não! É só para ler, pensar e analisar o que foi exposto. Mais nada.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 18/10/2012
Código do texto: T3938803
Classificação de conteúdo: seguro