Papai Noel tá chegando!

Papai Noel tá chegando!

As campanhas - faça seu filho feliz em 12 vezes sem juros! - Papai noel folião! Compre agora e só comece a pagar depois do carnaval! Daqui a 1 mes estarão nos jornais, revistas e TV. Já pensou nisso? Acha cedo demais?

No livro O Castelo de Vidros, as crianças cresceram sem acreditarem no papai noel e na véspera do Natal a família não tinha um centavo. O pai levou os filhos para passearem de noite no deserto, um de cada vez. Sentaram-se e olhando o céu lindamente estrelado tiveram esse diálogo:

— Escolhe a tua estrela favorita — disse ele . Ele disse que eu podia ficar com ela para mim. Ele disse que era o meu presente de Natal.

— Você não pode me dar uma estrela! — falei. — Ninguém é dono de uma estrela.

— É isso aí — disse ele. — Nenhuma outra pessoa tem uma estrela. Basta você declarar que tem antes dos outros. E as estrelas foram o presente de Natal para todos os filhos.

Quando meus filhos eram pequenos queria dizer-lhes que papai noel não existe mas meu ex marido foi contra - Esquece isso e deixa os meninos acreditarem, que mal há? Com o tempo eles deixarão de acreditar.

E, para eles, o Bom Velhinho nunca se atrasou e sempre trouxe o que a cartinha pedia e uns brindes a mais para reforçar a credibilidade.

Tenho uma relação mau resolvida com esse velhinho mentiroso. Passei uma noite tão sonhada esperando-o e ele não apareceu. Não culpo meus pais por terem permitido que eu acreditasse nele. Nem sempre os pais tem culpa.

Papai Noel me passou a perna, me deixou de mau humor, triste e por conta da vida.

Mas o meu melhor presente chegou quando percebi ter herdado de minha mãe o gosto de olhar o céu e de meu pai o prazer da leitura.

Maria Luzia Santos
Enviado por Maria Luzia Santos em 19/10/2012
Código do texto: T3940450
Classificação de conteúdo: seguro