O tráfico de mulheres II

A próxima novela das 09 hs da Rede Globo “Salve Jorge”, escrita por Glória Perez, vai retratar um problema de ordem mundial, isto é, o tráfico de humanos, mais precisamente o tráfico de mulheres, que são levadas para países da Europa para se prostituírem.

Assim como na ficção as mulheres jovens de boa aparência e desempregadas são aliciadas para irem para países da Europa como Espanha e Portugal, para trabalharem como garçonetes e domésticas com salários atraentes. Mas como vítimas de cafetões acabam no mundo da prostituição.

Muitas mulheres ficam ao deus-dará; e longe de parentes e amigos tornam-se escravas do sexo, tendo que prostituírem em troca de moradia e comida. O tráfico de mulheres alimenta uma rede de prostituição, que só perde para o tráfico de drogas e armas.

É bom saber que ir para a Europa ou outro continente não é só tirar o passaporte e pegar o avião. Até mesmo com um convite de um conhecido é arriscado. Para viver em outro país é preciso estar legal, ter um visto. E ficando ilegal como turista a pessoa pode ser presa e deportada para o país de origem.

A verdade é que quem pretende morar em outro país, precisa ir com um emprego assegurado, senão, ter algum parente ou amigo de confiança, e ainda conhecer o idioma. Outra opção é fazer um intercâmbio como estudante. A pessoa ainda terá o obstáculo de se adaptar a uma cultura diferente.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 19/10/2012
Reeditado em 31/01/2013
Código do texto: T3941249
Classificação de conteúdo: seguro