*Imagem e arte: gentileza de Ninna Flor



 (publicada também em áudio)







 
Calma, menino, eu não vou deixar que façam isso com você: Austregésilo Temístocles é demais! Nem se você fosse um filósofo e vivesse na Grécia  Antiga. Desculpe seus pais, sim? Eles passam por um momento de extrema comoção: ficaram tão birutas com a  notícia da sua chegada que escolheram lhe chamar assim... Mas, fica tranquilo, eu não vou deixar!
 
Sabe o que disseram? “Tem gente importante que se chama Austregésilo, sabia?”. Sabia,  e daí? Eu não gosto, nem um tantinho assim, ó! Você gosta menino? Gosta, não, né?! É por isso que sua mãe vem tendo tanto enjoo... Isso não é enjoo... Isso é você protestando contra o que querem lhe chamar: Austregésilo! Onde já se viu? Eu não vou deixar, menino!
 
Escuta, eu sei que seu pai tem gosto excêntrico. E sua mãe mais ainda. Foi por isso que deram tão certo, não tenho dúvidas. Mas você não tem que ser excêntrico, nem tem que ter nome esdrúxulo, bizarro, estúrdio. Imagine lá no futuro, você de olho naquela menina e lhe perguntando: “Qual é seu nome?”. “Ana Clara, e o seu?”. Pedindo perdão a Deus pelo palavrão pensado, você há de dizer “Austregésilo Temístocles”. Não dá, né, menino? Seus pais ensandeceram e eu não vou deixar você sofrer as consequências...
 
Sabe, menino, eu ando sonhando muita coisa bonita pra você. Que viva num mundo melhor; não estranhe o Sol, nem o Planeta meio derrubado, quando chegar. Ah, e não se assuste com as notícias dos jornais. Você não tem culpa nenhuma do que esse mundo tem de ruim para te oferecer. E nem tem que carregar o estigma de um Austregésilo Temístocles! Você não merece isso. Eu não tenho nada, nada contra os Austregésilos que já existem. Mesmo porque, não é o nome que faz a pessoa, mas a pessoa que faz o nome.

Devem existir bons Austregésilos  por aí, eu sei, mas você não vai se chamar assim, eu te prometo! Você não está vindo para se esconder atrás de um nome. Está vindo para brilhar, aliás, já vai nascer Astro... Por isso, seu nome só pode ser Astro-gildo Temístocles, tá resolvido!