Para viver não basta estar vivo

Na minha nova morada, estou cercado de vizinhos por todos os lados. O isolamento do som é mínimo, quase inexistente. Muitas vezes, parece que as pessoas estão conversando dentro do meu cômodo.

Certa tarde, enquanto carregava alguns caixotes da mudança, escutava toda a performace da vizinha debaixo.

A principio notei que se tratava de uma mulher um tanto rude e que de um modo opressor mandou o seu filho ir tomar banho. Foi para o chuveiro quase que na porrada. Um verdadeiro general de guerra

Quando seu esposo chegou, logo foi recebido aos berros. Em seguida sobrou até para o cachorro.

Pouco tempo depois, enquanto empilhava alguns objetos, escuto a vizinha que transtornada atendia ao telefone aos berros.

Em seguida sua voz foi ficando fraca e murchando ela começou a lamentar algo que tinha escutado do outro lado da linha. Mãinha acabou de morrer. “Bateu as botas” tomando banho. Foi o coração.

Aquela mulher que a principio parecia tão rígida e viril, desmanchou-se em lágrimas. A noticia esvaziou toda sua energia e agressividade. Restava apenas um ar lacrimoso naquele local.

Senti um mal estar e comecei lentamente a refletir. Antigamente, no apartamento que morava com os meus pais no bairro nobre da cidade, não mantinha contato com os vizinhos. Era um lugar que o individualismo imperava. Cada apartamento parecia uma gaiola de ferro e o silêncio era o da santa paz de um cemitério. Descansávamos em paz. Quase todos os dias.

Nesse novo ambiente, ainda não estava acostumado com um forte laço comunitário e social

Retornando do meu devaneio, percebi o quanto era terrível o choro de uma mulher adulta que com os seus quarenta e poucos anos acabou de perder sua querida mãe. Repetia: Mãinha morreu, morreu, morreu...

Contraditoriamente diante dessa notícia fúnebre, passei a sentir-me mais vivo e um tanto demasiadamente humano.

Inã Cândido
Enviado por Inã Cândido em 21/10/2012
Reeditado em 21/10/2012
Código do texto: T3944891
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.