O mensalão e o doping

A UCI, ( União Ciclista Internacional) retirou do ciclista Lance Armstrong, as sete vitórias no Tour de France, a volta da França. Segundo ficou comprovado, ele e sua equipe, a US Postal, usaram durante anos, requintados métodos de doping nas competições. A UCI seguiu recomendações da Usada, agência de antidoping dos Estados Unidos.

“ "Nós não apelaremos à Corte Arbitral do Esporte e reconheceremos a sanção que a Usada impôs. A UCI vai retirar as sete vitórias no Tour de France. Lance Armstrong não tem lugar no ciclismo", disse o presidente da entidade máxima do ciclismo mundial, Pat McQuaid, em entrevista em Genebra (Suíça). "Ele merece ser esquecido dentro do ciclismo"."As provas demonstram, acima de qualquer dúvida, que a equipe US Postal organizou o programa de dopagem mais elaborado, profissional e exitoso jamais visto no esporte", afirmou o diretor executivo da Usada, Travis Tygart.” ( ESPN.com.br)

Casos de doping no esporte não são novidade, nem raros, infelizmente; mas, o que chama atenção nesse, foi a capacidade de burlar a vigilância por tanto tempo. Parece-me inquestionável que a punição exemplar imposta, satisfaz aos clamores da justiça.

Todavia, uma questão assoma, ao analisarmos isso; em se tratando de esporte que é uma coisa supérflua, temos punições adequadas, severas, exemplares... para que mais ninguém ouse fazer algo semelhante. Afinal, isso foi desleal para com os pares, e trapaça para com o público.

Nas questões políticas, que são vitais, raramente uma pena branda, como exceção à regra da impunidade. Deveríamos concluir, portanto, que o ciclismo é vital e a política supérflua? Ou, em termos de justiça a política é uma sem vergonha e sem noção?

Acho que não misturamos negócio com prazer; o esporte nos apraz, e a política é enfadonha; deixamos pois, os “profissionais” cuidarem do negócio, enquanto a gente se diverte. Pouco importa o superfaturamento, a ausência de licitações, ou, mesmo licitações fraudulentas, desde que tenhamos a olimpíada e a copa em Tupinicópolis. “Imagina a festa”.

Na verdade, meu sonho de consumo seria que a sentença aplicada ao Armstrong, se aplicasse a todo corrupto flagrado. O Juiz diria: “Que todos seus troféu$ sejam confiscados, e seja banido para sempre da política”. Imagina a justiça!

Entretanto, o clamor nacional é contra o baixo nível das arbitragens no “Brasileirão” onde cada querelante se sente prejudicado. Enquanto isso a turba do Mensalão escorrega de fininho, em votações empatadas e absolvições que denunciam nossa ignorância jurídica, afinal, o “óbvio ululante” não é tão óbvio assim, para quem sabe mais que nós.

Talvez, a sorte de Armstrong fosse diversa se ele fosse julgado por uma CCI (Comissão Ciclista de Inquérito) Formada por maioria de sua equipe de dopados.

Ao menos no esporte se tem certo zelo, afinal é coisa séria, e não queremos que eles pensem que “a gente somos Inútil” e a gente não sabemos fazer justiça. Se alguém duvida, “Olho no Lance!”

Leonel Santos
Enviado por Leonel Santos em 22/10/2012
Código do texto: T3946138
Classificação de conteúdo: seguro