PROJETO DE CRIAÇÃO DO NOVO ESTADO DE XARAÉS

Projeto de criação do novo estado de... (XARAÉS)... O mais jovem Estado Do PANTANAL Brasileiro

(discurso)

Objetivo: desvincular, banir, libertar, dissociar definitivamente o nome deste novo estado do antigo estado do MT.

O gentílico do nosso povo poderá ser: xaraéense ou guaicuru

Sugestão: a partir de então não mencionar a palavra (mudança), para que desde já comece tomar forma e força a ideia de criação de uma nova realidade para o novo estado.

Dirijo-me a você caro cidadão deste estado. Faço lhe um apelo para que atenda a esse chamado!!! Você que orgulha se de ser nascido e criado aqui, e mesmo quem não sendo nascido aqui, mas adotou-o para viver, sente-se honrado em ostentar ao peito a Bandeira e o nome do mesmo. Venha participar da criação e construção de uma nova IDENTIDADE. Vamos levar até Brasília, e de lá para o mundo nosso novo e único nome, e quando os noticiários de jornais, a imprensa falada e escrita, a internet, anunciarem pela primeira vez que agora sim, nós temos nosso nome, nossa marca, nossa identidade! Irá ficar gravado na mente das pessoas do resto do Brasil e ao redor do mundo! Todos vão falar, comentar, e ninguém irá esquecer que somos o novo estado do(e) ............., Que ficamos de verdade no Centr’ Oeste, do Brasil e que agora temos um gentílico só nosso.

Agora dirijo-me a você que se orgulha em ser de Mato-grosso... do SUL. Não seria melhor você se orgulhar de ser de ....Xaraés... Guaicurus... Paraguaçu.... Taquari... Buriti...? Que tal você deixar para os cidadãos do outro estado orgulharem-se do Mato- grosso, que é o nome do estado deles e dos 30% de pantanal que eles teem? Orgulhar-se de ser de Mato-grosso....do SUL só por causa do sufixo sul, esquecendo-se que aquele primeiro nome identifica-os muito mais do que a nós? --Venha para o lado de cá! Você não só pode como deve orgulhar-se sim, do nome e marca que teremos a partir de então!!! Vamos fincar pé no nosso chão, elevar o peito à frente e nos orgulhar dos nossos 70% de Pantanal e de nossa maior porção do rio Paraguai.

‘NÃO SE TRATA DE TIRAR O (NOSSO) PANTANAL DO MATO GROSSO DO SUL’

‘TRATA-SE DE TIRAR O (MATO GROSSO DO SUL) DO (nosso) PANTANAL’

Por favor, cidadãos Sul mato-grossenses!!! Não me interpretem mal! Não pretendo tirar de ninguém o direito de orgulhar-se de sua terra, sentir-se cidadão de seu lugar, ostentar com satisfação, prazer e civilidade sua bandeira, o Símbolo ou o brasão que o identifica ou diferencia ....Precisamos de mais e mais pessoas para engrossar as fileiras, “entrincheirar-se” e lutar por essa nobre causa. MAS... Lembre-se, não se trata de um projeto para criar mais um estado, e sim de dar Personalidade, Identidade e Materialidade a este estado que, apesar de ter se passado mais de trinta anos de sua criação, não tem identidade própria e ainda vive à “sombra” do Mato-grosso.

Momento de Reflexão!!!

Partindo do princípio de que houve a divisão do estado há apenas trinta e um (31) anos,..Todo Sul mato-grossense é + de quatro (4) vezes mato-grossense... Até porque esse mesmo Mato-grosso...do SUL que era parte do velho Mato-grosso, ainda insiste em ser Mato-grosso, mesmo que dessa vez do SUL, permanecendo no mesmo “lugar”. Assim ficando tudo como era antes.

Se não, veja:

1- Você é Sul...mato-grossense, que é filho de Mato-grossense...

2- Você é neto de Mato-grossense...

3- Você é Bis-neto de Mato-grossense...

4- Você é Sul...mato-grossense... De nascimento...

5- Você ainda se Orgulha; E quer ser, Sul...mato-grossense...

Ora!!! E você ainda se queixa porque erram o seu gentílico?

Que tal,... Para você, ser... .xaraé-ense..., paraguaçu-ense..., taquarí-ensse..., guaicuru-ense...? Quem sabe não se encerraria toda essa confusão?

Acredite!!! O outro estado vai sentir até uma pontinha de inveja de nós!

Temos que criar uma nova “MARCA”, e a ela vincular o símbolo PANTANAL.

Xaraés do Pantanal...... (outros)

É URGENTE!!! Precisamos deixar claro que: definitivamente não temos nada a ver com o outro estado, não somos uma porção à parte do Mato-grosso, apenas e tão somente por motivos alheios à nossa vontade ostentamos o mesmo nome, sendo “Diferenciados” apenas pelo sufixo “do Sul”, e que muito menos somos um estado da região sul. ‘Devemos, sobretudo mostrar ao mundo que a maior porção do Pantanal é aqui do nosso lado’ e que somos detentores do maior território alagado e alagável do mundo chamado outrora e ainda reconhecido até hoje como “MAR DE XARAÉS”.

Este texto está registrado no Escritório de Direitos Autorais sob o nº 576-645 Livro 1-101 folha 218. Em 03/10/2012 RJ.

Arnaldo Leodegário
Enviado por Arnaldo Leodegário em 23/10/2012
Código do texto: T3948090
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.