Pobre Mocidade!

No início do século XX, o jovem, na sua maioria negros, ansiava por liberdade de expressão, por sobrevivência, trabalho e até moradia. Eram jovens negros recém-libertos numa república que não tinha muito a lhes oferecer.

O tempo passou, e no final dos anos 60 e início dos anos 70, os jovens buscavam liberdade de pensamento, fuga do consumismo desenfreado e do capitalismo escravizante. O jovem fugia da massificação e mais uma vez, da falta de liberdade de expressão. E nessa época as palavras PAZ & AMOR, era o slogan de jovens dos quatro cantos do planeta.

Hoje, século XXI, ano de 2012, nossos jovens fogem da polícia, entregam-se ao vício de drogas diversas, são escravos da tecnologia, e pouco ou quase nada se vê entre eles como ideal de vida.

O jovem está carente de ideal, de força-motriz para seu crescimento pessoal, intelectual, emocional, espiritual.

Muitos eventos que significavam INICIAÇÃO, transformação de uma fase a outra, onde essa outra fase significasse crescimento, evolução, foram banidos da vida do jovem. O catecismo, a primeira comunhão, o casamento religioso e até as cerimônias de formatura, têm sido muitas vezes, deixados de lado em nome de um modernismo que prega a falta de sentido desses eventos, fazendo com que a formação da identidade do jovem seja prejudicada.

É preocupante constatar que a grande maioria dos nossos adolescentes, tenham hoje como "ideais", a aquisição de um computador, de um tablet ou de um celular de última geração. Não se vê mais, ideais como o da igualdade social, racial, de gênero, de oportunidades de conhecimento, e principalmente, de interação social "olho no olho". As salas de bate-papo virtuais servem mais como fuga, já que nelas se pode inventar um nome, um gênero, uma idade, uma profissão, objetivos, endereços, etc... impossibilitando dessa forma, o acesso real e verdadeiro às pessoas.

Fala-se em globalização, mas esquecem de dizer que de nada serve acessar todos em todos os lugares, se não há um acesso com envolvimento profundo e sincero.

Precisamos ter cuidado com nossas crianças, para que o computador não seja mais um responsável pela queima de etapas em suas vidas. Temos que estar atentos a essa tecnologia, pois apesar dela, e muitas vezes, principalmente por ela, continuam a existir a falta de respeito ao idoso; os crimes contra nossas crianças; o preconceito social, racial e de gênero; enfim, tudo aquilo que um dia fez jovens do mundo inteiro sair às ruas de bandeiras em punho, lutando por esses ideais, que hoje estão esquecidos ou relegados a segundo plano, ou mesmo sendo preteridos aos equipamentos tecnológicos, que deveriam estar existindo como coadjuvantes em nossas vidas, e que no entanto, estão atuando como protagonistas que fazem com que muitos, sem perceber, recorram aos diversos tipos de drogas, já que nada material tem como alimentar e saciar nosso espírito, provando assim o que muitas vezes já foi dito e que poucos deram ouvido: "Somos seres espirituais vivendo uma experiência física", e não, o contrário.

Wanusa Pinto
Enviado por Wanusa Pinto em 25/10/2012
Código do texto: T3951668
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.