Guarani-Kaiowa o prenúncio da eugenia

Guarani-Kaiowa

Jorge Linhaça

Nos anos 1970...isso mesmo...bem lá atrás...na época do Governo Militar, o Brasil precisava crescer a qualquer preço e as fronteiras ocupadas pelos homens-brancos, como parte de um projeto de integração nacional. Foi o mesmo motivo que levou à tão decantada transamasônica a fim de estabelecer as fronteiras de nosso país de forma mais concreta, com a introdução de migrantes de várias partes do país, principalmente do nordeste.

Os índios? Oras bolas, quem se importaria com uma bando de "selvagens ociosos e apátridas", já que não compactuavam das políticas dos brancos? E tome a Funai para inglês ver...As nações indígenas , desde há muito tempo teem sido aculturadas ou empurradas para "reservas" cuja demarcação está bem longe de ser respeitada ou atender às necessidades dos verdadeiros e originais brasieliros.

Os quilombolas sofrem o mesmo tipo de perseguição, via de regra apoiada por decisões da "justiça dos brancos".

Alguns acham absurdo que nações índígenas com 50 mil índivíduos tenham direito a 42 mil hectares de terra, enquanto nós vivemos em apertados apartamentos pagando taxas de todo tipo. Engraçado que esses mesmos indivíduos ou grupos que demonstram tal ctaresestranheza , não acham estranho fazendeiros de soja destruirem milhares de hectares de florestas apenas visando um lucro cada vez maior e, ainda assim, o preço dos derivados estar cada vez mais alto no mercado nacional. O óleo de soja por exemplo, aumentou quase 1 real nos últimos meses.

Quanto mais se produz, quanto mais tecnologia se investe e quanto menos custo há com mão de obra, mais caro o produto se torna...não acham estranho?

Quando nações indígenas procuram seus direitos à terra que seus ancestrais habitavam, são rechassados à bala por pistoleiros contratados, tal e qual ocorria nos tempos dos coronéis cujos jagunços dizimavam quem ousasse ir contra seus interesses.

Em tempos de julgamento do mensalão, a mídia volta seus holofotes apenas para esse fato, dando-lhe ares de único fato importante para a população brasileira. Enquanto isso, pendências de décadas jazem engavetadas ou sendo proteladas por instâncias inferiores.

Tudo que diz respeito ás leis deste país é acelerado ou protelado de acordo com os interesses dos grupos que dominam a mídia e os interesses políticos e econômicos de cada região.

Acreditar em uma imprensa ou justiça isentas torna-se cada vez mais semelhante a se

crer em saci-pererê ou chupa-cabras tomando café da manhã com papai-noel e coelhinho da páscoa.

Não sou fã da Globo, mas ao menos neste momento, "Gabriela" e "Lado a lado" retratam um pouco dessa realidade dos interesses de poucos em detrimento de muitos. Claro que as partes eróticas e amorosas dos folhetins tiram muito o foco da parte séria das histórias.

A crítica de Jorge Amado ao coronelismo e à hipocrisia da socieade de Ilhéus acaba em segundo plano diante da exuberância das curvas da protagonista e das meninas do bataclã.

Os Guarani-Kaiowas em poucos dias estarão esquecidos do noticiário e da internet .Talvez daqui a algumas décadas algum cineasta se preste a tentar contar sua história, há de padecer de falta de patrocínio e , ainda que termine o filme com atores semi-desconhecidos poucas serão as salas que se disporão a exibi-lo.

A morte coletiva anunciada pelos Guarani-Kaiowa, não é um suicídio em massa, como entenderam alguns, mas a pré-disposição de morrer lutando por sua terra e serem enterrados nela, voltando assim a fazer parte de seu local de origem.

Poderia aqui escrever um poema pedindo forças a Jaci e ao velho avô de todos nós, como caberia a um poeta...mas dispo-me de minha roupa tecida com as estrelas de parnaso e cubro-me com minha capa de ativista, tecida com gotas de sangue de todos os índios assassinados neste solo, de todos os suicídas indígenas que não encontram mais sua identidade cultural e preferem ir unir-se a seus ancestrais na sua versão do paraíso.

Desculpem amigos

está quase impossível ser poeta diante de tanta injustiça.

Salvador, 26/10/2012

Assine a petição no link abaixo

https://secure.avaaz.org/po/petition/Salvemos_os_indios_GuaraniKaiowa_URGENTE/