CARTA À HUMANIDADE

Éramos todos animais. Descobrimos a capacidade de pensar. Como se fossemos os únicos, passamos a olhar os outro animais como bichos. Mas fora o ser humano, nenhum outro animal mata por prazer. As abelhas e as formigas vivem trabalhando para garantir o amanhã. O gato não deixa suas fezes à mostra. As aves utilizam de instrumentos sofisticados para alcançarem, nos orifícios da madeira, o alimento de que precisa. Os peixes, atiram um jato d’água no inseto para derrubá-lo na água. Algumas espécies, abocanham e guardam na boca todos os filhotes quando os vê ameaçados por ora espécie. O cavalo, o cachorro, o golfinho, aprendem quase tudo que lhes são ensinados. Os macacos se relacionam em família com comportamentos assemelhados aos humanos. Os animais choram pela morte dos seus parentes. Muitas vezes, enfrentam perigos e até morrem em defesa dos filhos, da família. A aranha tece telhas para apanhar incautos viventes voadores para alimento. Além disso, todos eles podem aprender um pouco das nossas formas de comunicação. Nós, entretanto, nada sabemos sobre as suas. Então, eles é que são irracionais?

Professor José Ribeiro de Oliveira
Enviado por Professor José Ribeiro de Oliveira em 27/10/2012
Código do texto: T3955133
Classificação de conteúdo: seguro