FOMOS, SOMOS E SEREMOS CRIANÇA, SEMPRE!

Sexta-Feira, 12 de Outubro de 2012

FOMOS, SOMOS E SEREMOS CRIANÇAS, SEMPRE !

O dia de hoje é muito importante para todos, quero crer. Mesmo que para alguns até não o seja. Nem todo mundo teve uma infância feliz. E seja por qual motivo. A pobreza, doença ou a falta de pais, são fatores que puderam influir nesse resultado.

Aos adultos de hoje é dada a possibilidade de comparar os tempos de hoje com os de ontem, quando eram crianças. E tenho certeza que quase todo mundo faz essa comparação.

Um dos fatores mais importantes e que possa ter perpetrado mudanças tão radicais nesses tempos, a tecnologia deve estar em primeiro lugar. Pois ela, talvez, tenha ajudado a mudar as muitas características que outrora não eram tão diferentes em nosso modo de viver.

A lógica de uma criança, como sabemos, é a alegria. E ela se faz presente nas brincadeiras e nos brinquedos que hoje existem. Sempre foi, é e será assim. Daí que, hoje, em virtude da tecnologia nos proporcionar uma gama infindável de possibilidades, os brinquedos são de um nível extraordinário, se comparados com os do tempo em que os sessentões e setentões de hoje eram crianças.

O computador é a estrela da vez. Além de ser uma ferramenta profissional, serve como um excelente brinquedo para as crianças. Desde jogos, filmes e músicas, possibilita às crianças várias outras possibilidades. E tem uma influência e poder enorme no mundo infantil.

No século passado, por exemplo, haviam brinquedos elétricos e já eletrônicos, mas que não se aproximavam dos que existem hoje. No início daqueles tempos, brincava-se outras brincadeiras. E a diversão e alegria daquela época eram as mesmas que as de hoje, só guardando a devida proporção pela diferença da tecnologia que atualmente se aplica. Mas os sentimentos de prazer não se pode desconsiderar. Eram, sim, os mesmos.

É óbvio que os tempos e suas mudanças são fatores importantes nas análises que alguém possa fazer, comparando-se as gerações. Penso que a principal delas esteja no aspecto da coletividade. Hoje os brinquedos estão mais para o lado individual do que coletivo daqueles tempos. Daí, então, observar-se certas mudanças no comportamento entre uma criança daqueles tempos e as de hoje.

Infelizmente, isso sempre se dará desse jeito. Os tempos e os costumes nunca pararão de mudar. Então o que se pode fazer é praticar um exercício muito conhecido por todos: a adaptação. E quem não a souber praticar, ficará fora do processo automático da vida.

Mas acredito que toda e qualquer pessoa, passe o tempo que passar, jamais perderá aquele eterno sentimento interno de infantilidade. Ser criança, mesmo que por segundos, faz com que mantenhamos a pureza que se faz necessária em nossa essência. E quiséramos que conseguíssemos manter tal sentimento por mais tempo em nossa existência. O mundo se divertiria e se alegraria muito mais.

Com certeza.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 28/10/2012
Código do texto: T3956164
Classificação de conteúdo: seguro