"DIA DO LIVRO"

“Há tempo para tudo”, como há dia para todos e, para todos, o “Dia do Livro”. Só não há livros para todos nem leitores para escritores, que são tantos.

Há poucos dias participei de uma Enquete Pensada, promovida por Rúbia Kiarsal, aqui do Recanto das Letras, cujas perguntas foram:

1. Na literatura a tendência é cada vez ter mais escritores que leitores?

2. Se já estamos na geração visual, daqui em diante ela será o auge do público com ênfase para as Artes Plásticas. Saberão ver, mas não terão percepção para enxergar? A atenção das pessoas estará mais voltada para a arte visual mais que pela escrita?

3. Até que ponto a divulgação da Literatura Alternativa e Independente ajuda o escritor?

Respondi-lhe da seguinte forma: 1. É possível. Neste país em que poucos leem, são estes, em grande quantidade, que estão a publicar livros, no que decorre a quantidade comprometer a qualidade. Hoje em dia, escrever e publicar livros é muito fácil. Complicado é vendê-los. Ser um escritor é outra história. 2. Não creio que a as artes plásticas superem a arte da palavra, principalmente no Brasil, onde nem esta nem aquela têm ampla aceitação. Contudo, pelo que elas implicam o campo da abstração, jamais atingirão a percepção que um texto motiva, mesmo no leitor comum. 3. Se ela tiver qualidade, conquistará espaço e será lida, também, pelo leitor mais exigente.

A Biblioteca Nacional de Brasília Leonel Brizola promove hoje intensa e variada programação com o intuito de motivar a leitura. Investida Louvável. O espaço é amplo, confortável e moderno. Muita gente, especialmente os estudantes, assim como leitores vorazes, estarão por lá. Cada qual a seu modo, gênero e escolha. Isto é próprio. Não se deve interferir. O universo literário deve ser percorrido pelo leitor a cada livro. Cada livro atrai um leitor, cada leitor, se for um bom observador do que lê, saberá escrever; mesmo que, necessariamente, não se torne escritor. Para a literatura o que basta é o bom e necessário leitor para quem o escritor escreve. Melhor ainda se ele for bom.
LordHermilioWerther
Enviado por LordHermilioWerther em 29/10/2012
Reeditado em 29/10/2012
Código do texto: T3957898
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.