No Rescaldo das Eleições

No rescaldo das eleições

Jorge Linhaça

Acabaram-se as eleições municipais de 2012. Uffa!

Para quem esperava o fim do PT devido ao escândalo do mensalão, o tiro saiu pela culatra.

Jamais o PT foi tão votado em pleitos municipais como nestas eleições.

O mensalão "do PT" parece não ter colado nas camisas dos candidatos municipais. Até porque, qualquer pessoa que tenha um pouco de bom senso e não se deixe levar pelos discursos de ódio, deve ter percebido que o julgamento existiu e as condenações existiram...coisa impensável em outros tempos de outros governos.

Cresceu o número de prefeituras conquistadas pelo PT, (635) inclusive a capital paulista, considerada reduto tucano.

O DEM encolheu quase pela metade ( 278) em relação às eleições anteriores,embora tenha levado Salvador com ACM neto.

O PSDB perdeu em quantidade de prefeituras ( - 90),

O PSOL além de debutar no executivo conseguiu uma capital.

O recém criado PSD ( dissidentes dos democratas, tucanos e etc) abocanharam 497 prefeituras e o renegado candidato ex-tucano de Curitiba foi eleito pelo PDT que, no total levou 311 cadeiras executivas.

PSB fortaleceu-se ocupando o executivo de 442 municípios.

O PP de Maluf, caiu para 469 prefeitos eleitos.

PTB encolheu para 295 cargos majoritários.

Até mesmo o PMDB sofreu uma baixa, embora seja o partido com maior número de prefeitos eleitos.

O PR levou 275 prefeituras e por aí afora...

O que aprendemos destas eleições é que houve uma pulverização de votos e o povo está aprendendo a perceber que não existem apenas dois ou quatro partidos políticos.

Aprendemos também que os eleitores estão buscando rostos novos, novos políticos e deixando os dinossauros à beira da extinção.

José Serra e seus correligionários, disseram que Dilma era um poste de Lula...saiu derrotado...desta vez chamaram Haddad de poste torto...mais uma vez saiu derrotado...

Serra vai se mostrando um candidato competente...compete, compete e não ganha. Pior anda perdendo de postes, nomes até então quase desconhecidos do cenário político...

No PSDB se fala em uma volta às origens do partido, a um programa próprio e a procura de novas lideranças, de sangue novo. Se vão conseguir fazer Serra e seus escudeiros compreenderem essa necessidade já é outra história.

O PT vai lançando rostos novos, acertando ou errando, como faz parte do jogo. Mas ao menos vai aparentemente se renovando. Que outros partidos sigam o mesmo caminho.

Claro que o mensalão acirrou os ânimos daqueles anti-petistas de carteirinha, mas ainda vem aí os julgamentos de mais dois "mensalões" o tucano mineiro e o democrata de Brasília...sem contar a CPI do Cachoeira...enfim...há muita água para rolar sob a ponte.

O que importa é que os culpados recebam o mesmo tratamento, tornando-nos ainda mais crédulos no STF.

É preciso compreender que embora haja corruptos instalados em praticamente todos os partidos, nem todos os políticos são corruptos, independente de qual legenda representam

Outra lição aprendida nestas eleições é que certos aliados extremistas mais atrapalham do que ajudam...além disso o eleitorado brasileiro anda farto dessa promiscuidade entre política e religião. Serra que o diga.

Aliás, Serra recusou-se a citar o nome de Haddad no seu discurso de candidato derrotado. Mas vindo dele a educação e o bom senso nunca foram seu forte mesmo.

Torço para que ACM Neto não decepcione a população soteropolitana que vê nele uma espécie de reencarnação do avô, e que possa ao menos de longe lembrar o amor que ACM, o original, tinha por sua cidade e estado.

O caminho não será nada fácil após assumir a cidade degradada que João Henrique lhe deixa nas mãos a partir de Janeiro de 2013.

Mas, se deixar as pirraças partidárias e as bravatas de lado, pode ao menos dar início ao longo caminho de por Salvador nos trilhos. Só há de ter cuidado com certas alianças que o cercam.

Quanto a Haddad, espero que governe São Paulo com sabedoria, mantendo o que haja de bom e ampliando, sem picuinhas partidárias e acelerando o seu projeto do arco industrial que deve favorecer em muito os trabalhadores da periferia. Isso como efeito colateral há de trazer uma diminuição do fluxo de trânsito no centro espandido. Aliás é um projeto que, se bem implantado, tem tudo para dar certo e mereceria ser copiado por outros municípios. Até mesmo aqui em Salvador onde atrevassar Salvador de ônibus, e mesmo de carro é um martírio.

Quando os partidos políticos aprenderem que não é preciso diminuir ou destruir a importância das conquistas dos adversários, todos nós sairemos ganhando...os dinossauros foram extintos por conta de sua incapacidade de adaptação a um novo ambiente ( dizem os cientistas ) os politicossauros de todos os partidos estão no mesmo caminho.

O Brasil agradece.

Salvador, 29 de outubro de 2012