FICHA UM

Dasneves e Dalila, amigas a anos, saiam para dançar todos os domingos na cidade onde moravam, próxima a uma grande metrópole, onde haviam diversos clubes e pequenos bares com música ao vivo.

Elas, frequentadoras assíduas, alternavam os locais a fim de não ficarem muito visadas. Mas mesmo assim os participantes eram quase sempre os mesmos, não variando muito, raramente tendo pessoas desconhecidas.

Naquele domingo, Das Neves deu carona para Dalila, e no caminho iam as duas comentando sobre os diversos tipos de frequentadores que ocupam a ala masculina desses bailes, para onde as duas naquele momento se dirigiam: tem o "Dançadôr", o que vai a pista com a intenção única de dar um show, que prefere mulheres que dançem muito, de preferência não muito bonitas, para não tirarem o seu brilho próprio. Tem o "Bebedor", esse fica todo tempo com o copo na mão, rodeia o salão, mas não dança, parece que está sempre numa busca (caça), ou num reconhecimento de território, onde nunca demonstra se interessar muito por nada. E tem o famoso "Ficha Um", esse é uma soma dos outros dois, mas acrescenta-se a ele a grande necessidade que sente de ser sempre o primeiro em tudo. Ele geralmente dança junto às mesas, procurando destacar-se e, quase sempre usando calça branca ou sapato branco, ou ainda sapato branco e preto. Gosta também de correntes com medalhões, criando assim um modelito exótico e até espalhafatoso.

Distraidas com esses comentários, as duas rapidamente chegam ao Club Lua Nova, que naquele domingo, em especial, teria a presença de um Grupo Musical vindo do Rio de Janeiro. Nessa noite também seria revelado o resultado do concurso "Melhor Dançarino do ano".

Salão lotado, as amigas logo dispersam-se, sendo convidadas para dançar por diversas vezes, mal conseguindo sentar-se a não ser quando a banda faz um pequeno intervalo. Nesse momento, as amigas reencontram-se e conversa vai, conversa vem, Dalila chama a atenção de Dasneves para o moremaço de camisa de seda verde e calça branca que agarrado a uma Skol, ensaia sózinho uma dança, nas proximidades da copa.

Dasneves reconheceu o tipo. Nesse momento, a música reinicia e o ambiente enche-se de ...."ela é um morango aqui no Nordeste..." quando Dasneves levantando-se para ir ao banheiro quase tropeça no jovem da camisa verde, que é todo sorriso enquanto exagera em passos coreográficos, que atrapalham a sua passagem.

O som muito alto, impossibilita qualquer tipo de apresentação que o jovem dançarino tenta fazer. Foi quando, interrompendo seu cantarolar de "...com essa mulher eu vou até prá guerra..." e esboçando o seu melhor sorriso, ele aponta para o botom que traz no peito e pede para a jovem que o leia. Em silêncio, apenas movendo os olhos, Dasneves leu "Melhor Dançarino da Lua Cheia - primeiro lugar". Com o semblante sério, ela levanta o olhar e como se estivesse lendo, alto e em bom tom, diz: "FICHA UM" parabéns!!!!!

CEIÇA
Enviado por CEIÇA em 29/10/2012
Reeditado em 30/10/2012
Código do texto: T3959026
Classificação de conteúdo: seguro