Um estranho na sala

Quem és tu, que tudo entendes, que tudo esclareces. Quem és tu, que em teu interior, tesouros inestimáveis podemos encontrar. Quem és tu, que muitas vezes é posto de lado, em algum canto qualquer. Pior ainda, é quando te colocam no sótão, junto a objetos em desuso, velhos. Junto ao convívio inexorável das traças.

Se estiveres bem conservado, com a aparência externa bonita, o teu destino na maioria das vezes será a sala. (escritório?). Lá estando, testemunharás silenciosamente o vai e vem dos que aí habitam, e até também das visitas. Com certeza neste recinto, o que não vai faltar são papos informais, a descontração e a alegria. Talvez haja momentos de amor, o amor que de alguma forma há de se manifestar. Mas também, uma vez que nem tudo na vida são flores e que o ser humano não é perfeito, quer queiramos ou não, talvez ali também se desenrolem desentendimentos, problemas que serão resolvidos, ou não. Podes também, deparar-te com a bagunça das crianças, ou ter que agüentar o som da gurizada, dos jovens, enfim. Mas com certeza, o que não vai deixar de ali funcionar, é a televisão. Entre os vários programas que na tela se desenrolam, a novela é especial. Ano após ano, tramas e dramas, amores clandestinos, grandes paixões e tudo o mais que pode conter numa novela, ali desenrolar-se à. São as Tietas e as Perpétuas, que perpetuamente desfilam frente aos telespectadores. De qualquer forma, não importa de que maneira a convivência ali transcorra, com novela ou sem, o que é certo, é que tu continuas ali, como se invisível fosse.

Em lugar estratégico, bem alinhado, enfileirado junto aos demais da tua espécie, tu estás. Assim como estes, também percebes que para ti ninguém tem tempo. Ou quase nunca. Uma relação mais íntima com os que aí residem, raro, muito raro. O que mais frequentemente acontece, é que quando alguém ti manuseia, é só para tirar-te o pó. Sabe como é, quando chegam as visitas, é preciso dar a impressão.... aparentar.

Pois é. Até aqui afirmei que és um estranho na sala. Na verdade, não é bem assim, tudo depende da sala, pois há salas em que és muito amado, respeitado. E tua localização não se restringe só à sala, ora bolas! Verdade verdadeira, todos sabemos disso. E é com grata satisfação, que podemos ver a tua ascensão. Quero dizer, no que tange a te darem mais valor, perceberem que tu és vital para o engrandecimento, não só dum cidadão, mas da nação inteira. Sabe-se pois, que há lares onde tua presença é indispensável, onde mora o indivíduo que tem consciência do teu valor. Onde há pessoas que te manuseiam, não da forma como se folheia uma revista, por vezes apenas distraidamente. Mas é aberto com atenção, em cujo conteúdo tesouros inestimáveis podemos encontrar.

Ah!,,eu aqui falando do estranho na sala, quando na verdade não especifiquei a quem estou me referindo, a que estranho. Na verdade, refiro-me aos livros em geral.