A história comovente que saiu no Fantástico

Outro dia assisti no Fantástico, uma grande história de amizade entre um garoto de 8 anos e uma menina de apenas 2 aninhos. Trata-se da história de Wyatt Erber de 8 anos e de Cara Kielty de 2 aninhos.

A noticia saiu no Fantástico porque Wyatt participou de uma gincana que durou dois meses e meio e ele venceu. Ganhou US$ 1.000 e doou para sua amiga vizinha Cara. Antes de fazer esse gesto, ele perguntou a mãe: com mil dólares quantas sessões de quimioterapia a Cara poderá fazer?

Esse gesto maravilhoso que poderá salvar a vida da amiguinha comoveu todo o Brasil que assistiu ao Fantástico. E aconteceu nos Estados Unidos.

O que muita gente parece não ter percebido, é que essa história aconteceu nos Estados Unidos, o país mais rico do mundo. A menina Cara não tem plano de saúde, e a mãe dela não tem dinheiro para pagar o tratamento dela.

Aqui no Brasil, país do terceiro mundo, isso não aconteceria. Todo o tratamento de câncer pode ser feito gratuitamente. Além disso, para os que moram longe as prefeituras são obrigadas a fornecer o transporte até a clínica mais próxima, e para os que moram muito longe elas devem pagar a hospedagem e alimentação em pousadas conveniadas.

A saúde no Brasil é muito precária, nós sabemos. Mas acho importante fazer esse registro. Nos Estados Unidos é muito pior.